Crivella autoriza volta dos museus e parques em meio às críticas de lotação das praias

Nesta segunda-feira (31), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella anunciou em coletiva que a capital carioca entrou na fase 6 do plano de retomada da economia. Está será a última parte do planejamento que dividiu essa fase em duas etapas. 

Crivella autoriza volta dos museus e parques em meio às críticas de lotação das praias
Crivella autoriza volta dos museus e parques em meio às críticas de lotação das praias (Imagem: Google)

A partir desta terça-feira (1), as galerias de arte, museus, parque de diversão, bibliotecas e centros culturais estão autorizados a retomar suas atividades, respeitando às regras de ouro da prefeitura.

De acordo com Crivella, mantem-se proibida a permanência dos banhistas nas areias das praias do município, mesmo que a medida esteja sendo desrespeitada pela população.

“Duas coisas nos preocupam: as praias, que são concentração sem uso de máscaras, e também os bares. Os restaurantes estão de parabéns, assim como os shoppings, mas os bares, não.”, disse o prefeito.

A assessoria do prefeito se reuniu com o governador que está em exercício, Claudio Castro, para pedir ajuda a fim de que sejam fiscalizadas as praias.

A secretária de Saúde, Beatriz Busch, pediu à população para que as regras de distanciamento social sejam respeitadas. Além disso, Busch criticou as praias lotadas constantemente.

No último domingo (30), o Rio registrou 37,5 graus e a orla da cidade ficou lotada. “Observamos as pessoas, barracas de praia, aglomerações. Precisamos da ajuda da população para que não aconteça um retrocesso no nosso planejamento. Praia, aglomeração em bares, não é momento para isso. A cidade alcança uma fase em que a doença tem um comportamento endêmico, mas não sabemos quanto tempo vamos conviver com ela.”, avaliou.

Essa retomada das atividades do setor cultural já estava planejada para acontecer há cerca de 15 dias, quando a prefeitura adiou os passos da reabertura.

“A realidade é que o município ainda se encontra em estabilidade quanto ao número de óbitos. Estamos avaliando também os indicadores de síndrome gripal, de internações, que tiveram um discreto aumento, o que é perfeitamente absorvido pelo nosso sistema de saúde, e que refletem o período do ano e a condição em que se preparou o sistema para acompanhar esse momento de retomada das atividades econômicas.”, afirmou.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.