Os lotes da restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) estão sendo pagos desde maio. O pagamento é destinado aos contribuintes que tiverem gastos maiores do que o piso estipulado pelo governo federal. Você sabe, no entanto, qual destino dar ao valor recebido?
Por consequência da pandemia do coronavírus, o Brasil passa por uma crise econômica sem igual. Devido a isso, a incerteza de como gastar o valor restituído do IRPF surge. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas. Confira:
Use a restituição do IRPF para o pagamento de contas
Muitos brasileiros utilizam o dinheiro recebido para quitar dívidas. Essa é uma ótima forma de investir os valores. Com a crise, muitas empresas estão facilitando o pagamento de algumas contas e fazendo novas negociações com devedores. É uma boa oportunidade para conseguir bons descontos.
Criar uma reserva
Caso suas contas já estejam em dia, que tal criar uma reserva de emergência?No dia a dia é muito difícil criar uma reserva financeira e com o valor restituído fica mais fácil de dar o pontapé inicial.
Estamos em uma situação em que não sabemos o que vai acontecer nas próximas semanas ou meses. Por isso é importante ter uma quantia guardada para uma possível utilização futura.
Invista os valores
Uma outra opção é a de investir esse valor em algo sólido e com pouco risco. Uma boa ideia é pensar em algo que tenha uma Renda Fixa. Essa opção é relevante para quem não possui dívidas no momento.
Por outro lado, para quem planeja investir na bolsa de valores ou tesouro, fique atento as taxas de juros. Nessa opção, o mais recomendável a se fazer é procurar um especialista sobre o assunto para saber quais as possibilidades do mercado.
Próximos lotes do IRPF
O repasse da restituição está quase chegando ao fim. No próximo dia 31 de agosto, será pago o valor referente ao 4º lote do IRPF. Por fim, em 30 de setembro será o 5º e último lote.
Lembrando que a restituição do IRPF 2020 é referente às declarações de Imposto de Renda enviadas neste ano.