Restituição do IRPF 2020: Quarto lote de pagamento pode ser consultado hoje (24)

A partir de hoje, 24, já é possível consultar o quarto lote de restituição do IRPF 2020 (Imposto de Renda Pessoa Física). Este é penúltimo lote de devoluções que neste ano foi reduzido de sete para cinco.

Restituição IRPF 2020: Quarto lote de pagamento pode ser consultado hoje (24)
Restituição do IRPF 2020: Quarto lote de pagamento pode ser consultado hoje (24) (Foto Google)

Para verificar se está neste lote, o contribuinte pode fazer a consulta no site da Receita ou no aplicativo Pessoa Física.

Este grupo é formado por 4.479.172 contribuintes que enviaram sua declaração até o dia 18 de julho, sem pendências ou erros. Juntos eles sacarão um montante de R$5,7 bilhões.

O quarto lote de restituição será pago com correção de 1,19%. Os dois primeiros não passaram por correções pela taxa de juros Selic, e o terceiro teve correção de 1%.

O valor poderá ser sacado a partir de 31 de agosto, na conta que o trabalhador indicou na restituição. Se o valor não for creditado, o contribuinte pode se dirigir a uma agência do Banco do Brasil (BB).

É possível também ligar para a central de atendimento do Banco do Brasil através do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) — para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Como sei que estou no lote?

  1. Entre no site da Receita Federal e insira seu CPF, data de nascimento e ano de exercício 2020. Digite os caracteres que aparecem na imagem e clique em avançar;
  2. Se você estiver incluído no quarto lote, verá a mensagem “Situação da restituição: creditada”. O sistema mostrará também os dados da conta cadastrada para o recebimento, bem como a data de pagamento: 31/07/2020;
  3. Se o contribuinte não fizer parte do lote, ele verá a mensagem: “Processada – em fila de restituição”. Se este for caso, será preciso aguardar as próximas liberações;
  4. Na consulta à página da Receita, pelo serviço e-CAC, o usuário consegue acesso ao extrato da declaração e verificar se existem inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Tais inconsistências impedem o pagamento da restituição. Caso isso ocorra, o contribuinte pode avalia-las e fazer a regularização, por meio da entrega de declaração retificadora.

Calendário restituição do IRPF 2020

Para este ano, o número de lotes de restituição foi reduzido de sete para cinco e os dois primeiros já foram pagos. Confira todas as datas:

Lote             Data
1º lote            29/05
2º lote            30/06
3º lote            31/07
4º lote            28/08
5º lote            30/09

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.