FGTS: Veja dicas para usar o saque da melhor forma durante a crise

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Se você tem direito ao benefício, já sabe como gastá-lo? Confira algumas dicas que podem te ajudar. 

FGTS: Veja dicas para usar o saque da melhor forma durante a crise
FGTS: Veja dicas para usar o saque da melhor forma durante a crise (Imagem: Montagem/FDR)

Este ano, o FGTS ganhou novas modalidades de saque devido a pandemia de coronavírus. Além do saque habitual os beneficiários têm direito ao saque-aniversário e ao saque emergencial. 

O FGTS emergencial dá direito a até R$1.045 para qualquer um que tenha uma conta no Fundo de Garantia. O saque-aniversário, por sua vez, permite que o trabalhador retire um valor anual de sua conta, no mês de nascimento.

Como usar o valor recebido do FGTS? 

Uma das dicas é usar o dinheiro recebido do FGTS para quitar suas dívidas. Em meio a pandemia, o número de endividados no Brasil elevou, atingindo um histórico de de 67,1% em junho, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). 

A dica de usar o valor para pagar as contas é para evitar os juros. Ao quitar os débitos de uma vez, há chances de gerar juros devido aos possíveis atrasos.  

Para quem não está endividado, a opção é guardar o dinheiro. O objetivo é ter uma quantia de emergência, para ser usado em caso de algum um imprevisto, como desemprego, emergência de saúde, etc.

A dica é ficar atento a movimentação do dinheiro. Opte por deixá-lo em contas mais rentáveis do que a conta corrente, que não há rendimento algum. 

A quantia de uma reserva de emergência precisa estar facilmente disponível para saque. Nesse sentido, opte por contas com liquidez diária ou imediata que você pode usar o dinheiro quando quiser, sem perder os rendimentos.

Outra opção, caso você não tenha dívidas e já tenha uma reserva de emergência é investir o dinheiro do FGTS

Mas é importante ficar atento a liquidez do investimento. Atualmente, os valores parados Fundo de Garantia tem rendimento 4,90% ao ano, mas não há liquidez. Com isso, o dinheiro pode estar rendendo, mas o trabalhador só tem acesso a ele em situações muito específicas.

Cada tipo de aplicação financeira tem seus riscos, rendimentos e prazos. Os produtos financeiros se dividem em renda fixa e renda variável. Com isso, planeje e estude a melhor opção de rendimento para o seu dinheiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!