O seguro desemprego é um benefício do Governo Federal que pode ser recebido entre três e cinco meses durante o período após se desligar do emprego. Tudo depende de quanto tempo foi trabalhado antes de ser demitido. Com tudo, você sabe como fazer a solicitação do seu seguro desemprego?.
O benefício pode ser solicitado caso você tenha trabalhado em uma empresa com Carteira de Trabalho e foi dispensado sem justa causa. O prazo para fazer a solicitação é de sete a 120 dias após a data da dispensa.
Confira a seguir como solicitar o seguro desemprego pela internet
Verifique se você tem direito ao benefício
Primeiro, para dar entrada no pedido do benefício, você precisa verificar se cumpre os seguintes requisitos:
- Ter sido dispensado sem justa causa;
- Estar desempregado no momento de fazer o pedido do benefício;
- Não ter qualquer outra renda para manutenção sua e da família;
- Não receber outro benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente e pensão por morte;
- Ter recebido salários: por pelo menos 12 (doze) meses nos últimos 18 (dezoito) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no caso de primeira solicitação de seguro-desemprego; por pelo menos 9 (nove) meses de salário nos últimos 12 (doze) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, no caso de segunda solicitação; por pelo menos 6 (seis) meses imediatamente anteriores à data de dispensa, em caso de terceira solicitação ou mais.
Reúna os documentos
Segundo, você precisa reunir os documentos necessários. Na lista abaixo, todos são indispensáveis para o processo.
- Documento de identificação (RG ou Carteira de Habilitação);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Número de Inscrição no PIS/PASEP (pode estar na sua Carteira de Trabalho, no Cartão do Cidadão ou no extrato do FGTS, por exemplo);
- Requerimento de Seguro Desemprego / Comunicação de Dispensa impresso pelo Empregador Web no Portal Mais Emprego;
- TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), com o código 01 ou 03 ou 88, devidamente homologado, para os contratos superiores a um ano de trabalho ou Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço ou Termo de
- Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (acompanha o TRCT) nas rescisões de contrato de trabalho com mais de um ano de serviço;
- Documentos de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
- CPF.
Dando entrada no pedido
A solicitação do seguro desemprego pode ser realizada pela Internet pelo site Portal Emprega Brasil. O usuário pode fazer a solicitação com o login e senha de acesso.
No entanto, o usuário que não tiver login, precisa informar seus dados pessoais que serão checados nas bases de dados do Governo Federal.
É preciso também responder a um questionário com perguntas sobre a sua vida laboral e previdenciária.
Após ter acesso ao portal
Depois que realizar o login no portal, basta clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego”. Em seguida, informe o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.
Com isso, você deve ser direcionado para o passo-a-passo com oito etapas:
- confirmação de dados do requerimento;
- atualização das informações do requerente;
- formação acadêmica (cursos acadêmicos e de qualificação profissional);
- indicação de experiências profissionais mais relevantes;
- objetivos profissionais;
- pesquisa de vagas com seu perfil, se houver;
- cursos de qualificação;
- confirmação da solicitação do benefício