IRPF 2020: Passo a passo para você consultar o 4º lote da restituição

O saldo do quarto lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020 já está disponível para a consulta. A verificação pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Pessoa Física.

IRPF 2020: Passo a passo para você consultar o 4º lote da restituição
IRPF 2020: Passo a passo para você consultar o 4º lote da restituição (Imagem: montagem FDR)

Para conferir o lote da restituição é bem simples. Confira a seguir como realizar a consulta pelo site da Receita Federal

Após acessar o site, informe o CPF, data de nascimento e ano de exercício 2020. Digite os caracteres da imagem e aperte “Consultar”.

Se o contribuinte estiver no quarto lote, aparecerá a mensagem “Situação da restituição: creditada”. O sistema informará ainda os dados da conta cadastrada para o recebimento, assim como a data de pagamento: 31/08/2020.

Caso o contribuinte ainda não esteja neste lote, aparecerá a mensagem “Processada – em fila de restituição”. Nesse caso, será preciso aguardar as próximas liberações.

Caso a declaração não tenha sido processada, o contribuinte deverá entrar na página da Receita Federal

Em seguida, no portal e-CAC, será possível acessar o serviço “Meu Imposto de Renda” e verificar se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. 

Neste caso, o contribuinte poderá avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante a entrega de uma declaração retificadora.

Penúltimo lote da restituição do IRPF deste ano

Segundo a Receita Federal, esse é o penúltimo grupo de devoluções. Nesse caso, estão contemplados os contribuintes que realizaram suas declarações até 18 de junho, sem nenhuma pendências ou incorreções.

O pagamento do quarto lote da restituição será feito com correção de 1,19%. Os dois primeiros não foram corrigidos pela taxa básica de juros, a Selic. Já o terceiro teve correção de 1%.

O saque do valor restituído estará disponível a partir de 31 de agosto, na conta indicada pelo contribuinte em sua prestação de contas. Se o valor não for creditado na conta na data, o contribuinte pode entrar em contato pessoalmente em uma agência do Banco do Brasil (BB).

No entanto, o contribuinte pode ainda ligar para a central de atendimento do BB para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco. Confira a seguir os telefones disponíveis. 

YouTube video player
Sair da versão mobile