A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) criou um novo modelo de vestibular para 2021. Agora, o exame vai contar com 60 questões de múltipla escolha e um exame discursivo.
Além disso, o exame vai ter ainda redação e provas de duas disciplinas, de acordo com o curso de graduação escolhido pelo candidato.
Essas duas etapas devem acontecer entre 21 de fevereiro e 18 de abril, porém, isso depende da evolução da pandemia do novo coronavírus.
Nesta quinta-feira (27), esse novo modelo foi aprovado pelo pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) da Uerj.
O diretor do Departamento de Seleção Acadêmica, Gustavo Bernardo Krause, destacou que os detalhes das provas estão sendo revisados constantemente, por conta da pandemia.
“No momento, inclusive, sabemos que a média de mortes no estado do Rio voltou a aumentar. Então precisamos analisar mais adiante, pensar em como vamos dar conta do distanciamento social na realização das provas e ver como vai ser a resposta da sociedade ao primeiro exame”, disse.
O edital da prova será reformulado e divulgado em breve, porém Krause já adiantou que o conteúdo cobrado na prova será reduzido. “Acreditamos que a preparação dos alunos, principalmente das escolas públicas, foi prejudicada”.
Apesar disso, os livros de literatura continuam incluídos. Entre eles estão: A obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, será tema de questões no exame de qualificação; 1984, de George Orwell, na redação; e Sonetos, de Luís de Camões, na prova de língua e literatura portuguesa do exame discursivo.
A Universidade informou ainda que a seleção para a Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, que normalmente é realizada junto com o vestibular da UERJ, vai acontecer de forma isolada.
A prova, que é única, conta com questões de múltipla escolha e redação e deve ser realizada no dia 10 de janeiro de 2021.