Gás de cozinha recebe reajuste de 5% a partir desta sexta-feira (28)

Hoje (28), os preços do gás tipo GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) que é mais vendido em botijões de 13 quilos para o uso doméstico, vão subir cerca de 5% nas refinarias da Petrobras. Este aumento representa o quinto reajuste seguido no preço do produto desde o mês de maio.

Gás de cozinha recebe reajuste de 5% a partir desta sexta-feira (28)
Gás de cozinha recebe reajuste de 5% a partir desta sexta-feira (28) (Imagem: Google)

No último dia 13, o gás passou por outro reajuste de cerca de 5%. No começo deste ano, por conta da queda acentuada nos preços do petróleo no período, a Petrobras fez cinco reduções no Gás GLP.

Com este novo reajuste, o GLP registra uma alta de 5,3% ao ano. De acordo com a Petrobras, com o novo reajuste, o preço médio nas refinarias será equivalente a R$ 29,27 por botijão de 13 quilos.

A estatal disse que os preços que são determinados pela empresa se baseiam no preço de paridade de importação (PPI), que é definido pelas cotações internacionais do produto. Fora os custos de importadores, como fretamento de navios, taxas portuárias e outros custos de transporte.

A nota da Petrobras diz que “esta metodologia de precificação acompanha os movimentos do mercado internacional (para cima ou para baixo)”.

Desde o mês de novembro de 2019, a Petrobras pratica os mesmos preços para GLP nas categorias residencial e industrial/comercial. A estatal ressaltou que o gás GLP é vendido pela companhia a granel e o preço que chega no consumidor é determinado pelos distribuidores.

Além do aumento significativo na cotação do Dólar que reverbera nos preços da Petrobras no mercado exterior, os valores do GLP estão em alta, primacialmente nos Estados Unidos, segundo executivos do setor.

As fontes afirmam também que a tendência de alta nos preços do gás GLP no mercado exterior vai persistir no próximo mês. A temporada de furacões nos Estados Unidos também estaria refletindo nos preços dos combustíveis. O reajuste nos preços vale ainda para o GLP consumido pelo comércio e indústria.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.