Guiabolso cria transferência gratuita e instantânea furando lançamento do PIX

Novo serviço financeiro no mercado! Nessa semana, o app Guiabolso informou que agora está realizando transferências diretas entre instituições bancárias diferentes. O valor será enviado entre pessoas físicas e terá um recebimento automático. A nova modalidade já está em utilização pela plataforma, antecipando a proposta do Banco Central por meio da PIX.  

Guiabolso cria transferência gratuita e instantânea furando lançamento do PIX (Imagem: Google)
Guiabolso cria transferência gratuita e instantânea furando lançamento do PIX (Imagem: Google)

Nos últimos meses, o Banco Central vem anunciando o lançamento de um novo serviço financeiro. Intitulado de PIX, o produto permitirá que correntistas de qualquer banco possam fazer saques e transferências imediatas em qualquer loja de varejo.

A novidade estava prevista para ser lançada em dezembro, mas pareceu antecipada pelo Guiabolso.  

Apesar de serem muito similares, os produtos funcionarão de um jeito diferente. No Guiabolso os saques não são feitos em lojas de varejo, como no PIX.

Entretanto, permitirá o envio financeiro em tempo real, com funcionalidade integral 7 dias por semana e 24h por dia, assim como o plano do BC. 

“Teremos um modelo híbrido, que permitirá a transferência entre bancos e pessoas físicas. O produto que lançamos agora estava em teste há mais de um ano. Agora será utilizado pela nossa base de 6 milhões de usuários”, explicou Gregorio Kelner, head de Transações do GuiaBolso.  

E apesar de antecipar seu lançamento, o aplicativo também deverá atuar por meio do modelo regulatório do PISP (iniciador de pagamentos), prevista na última fase do Open Banking.

“ Não vamos competir com os bancos. Hoje, as contas bancárias, digitais e cartões são fragmentados no mercado. Nós agregamos tudo na nossa plataforma: gestão financeira, marketplace e pagamentos”, ressaltou Thiago Alvarez, fundador e CEO do Guiabolso. 

Como fazer as transferências no Guiabolso 

Os interessados no serviço poderão utiliza-lo da seguinte forma. Primeiro, basta instalar o aplicativo do Guiabolso e cadastrar um cartão de débito.

Depois, é só preencher o valor que deseja transferir e os dados bancários do recebedor. Por fim, é só informar a instituição bancária, podendo ser: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Inter, C6 e Sicredi.

Pronto, o envio é feito automaticamente e gera também um comprovante para registro da TED.  

A marca espera ainda que o serviço seja ampliado, permitindo também a realização de pagamentos de boleto e compras em lojas online e físicas.  

“A estrutura permitirá aos nossos usuários dividir um mesmo pagamento entre contas que ele tenha em bancos diferentes, ou até mesmo dividir o pagamento com outras pessoas que tenham contas em bancos diferentes”, pontuou, Kelner. 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.