Fuvest 2021: Guia completo que vai te preparar para a realização da prova

PONTOS CHAVES

  • Manual do candidato da Fuvest já está disponível 
  • Os procedimentos de aplicação do exame podem ser mudados segundo os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias
  • A primeira fase da prova está marcada para 10 de janeiro 

Os estudantes que desejam entrar na Universidade de São Paulo (USP), já podem conferir o manual do candidato que foi divulgado na última segunda-feira, 24. A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest 2021) é a realizadora da prova.

Fuvest 2021: Guia completo que vai te preparar para a realização da prova
Fuvest 2021: Guia completo que vai te preparar para a realização da prova (Imagem: Reprodução Google)

No manual, os candidatos encontram as normas de segurança que serão tomadas para evitar a disseminação do coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscara, exceto no momento da leitura facial.

A Fuvest informa também que os procedimentos de aplicação do exame podem ser mudados segundo os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias do governo de São Paulo no momento da prova.

Inscrições

As inscrições para a prova são realizadas pela internet através do site da Fuvest entre os dias 31 de agosto e 23 de outubro. A taxa cobrada para quem não é isento é de R$182.

Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição é necessário gerar o boleto até 23 de outubro. O pagamento pode ser feito nos bancos ou online até 27 de outubro, antes do fim do expediente bancário.

Existem três modalidades de ingresso que o candidato pode optar: Ampla Concorrência, Escola Pública ou PPI (Pretos, Pardos e Indígenas).

Na modalidade Ampla Concorrência é aberta a todos os estudantes, sem exceções. Os candidatos que estudaram o ensino médio em uma escola pública integralmente podem optar por essa modalidade.

Por fim, a PPI é destinada para os candidatos que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas.

Data das provas

A primeira fase da prova está marcada para 10 de janeiro e será composta de 90 questões de múltipla escolha. Os aprovados farão a segunda fase nos dias 21 e 22 de fevereiro. A primeira chamada será divulgada em 15 de março.

Locais de aplicação da Fuvest 2021

Os locais onde a primeira fase da prova será realizada vão ser comunicados no dia 14 de dezembro.

Vagas

Para o ano que vem a USP está com 11.147 vagas em vários cursos de graduação. Deste total, 8.242 são voltadas para seleção pelo vestibular da Fuvest 2021.

O restante, 2.905 vagas, são disponibilizadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu/Enem). Aqui você vê a tabela geral de vagas.

Vestibulares 2021: Fuvest abre período para solicitar isenção ou redução da taxa de inscrição
Vestibulares 2021 (Imagem: Ferreira; J.C./USP)

Alteração nas provas de habilidades específicas

Em decorrência da pandemia, os exames de habilidades específicas passaram por alterações que precisam ser consultadas na página 58 do Manual do Candidato.

Elas possuem caráter eliminatório e classificatório e são aplicados aos classificados na primeira fase. Veja um resumo das orientações presentes no manual:

Artes Visuais – cancelamento da prova específica
Para o curso de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura) a seleção dos candidatos vai acontecer a partir da classificação alcançada nas provas da primeira e segunda fase do vestibular.

Música (São Paulo) – prova específica em formato virtual
As provas para o curso de Música acontecem entre 23 a 27 de fevereiro em formato não presencial, usando o material audiovisual que será cedido pelo candidato em uma área exclusiva no site da Fuvest. Para que se garanta a igualdade aos candidatos, só serão aceitas gravações com celular.

De acordo com o instrumento e a habilitação escolhida no momento da inscrição, os candidatos devem enviar vídeos com performances de obras musicais e depoimentos a respeito de sua relação com o curso que escolheu.

Parta licenciatura, é necessário também um depoimento sobre uma obra bibliográfica. Já os candidatos a composição precisam apresentar um portfólio, além dos vídeos.

As informações sobre o portfólio, bibliografia e obras musicais solicitadas, assim como duração e especificações técnicas dos vídeos, podem ser consultadas no Manual do Candidato.

Música (Ribeirão Preto) – prova específica em formato virtual
As provas para o curso de Música no campus de Ribeirão Preto, que acontecem de 23 a 27 de fevereiro, precisam ser gravadas em vídeo e enviadas somente pela internet, através do site da Fuvest, obedecido as regras que constam no Manual do Candidato.

Artes Cênicas – prova específica em formato misto
Os candidatos serão avaliados de 23 a 26 de fevereiro em um formato misto, que inclui provas escritas e orais feitas presencialmente e uma atividade prática a ser apresentada gravada.

Para a prova prática, os candidatos vão receber, no primeiro dia de prova, estímulos e referências para a gravação de um vídeo no celular, e o upload precisa ser feito na área exclusiva no site da Fuvest.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.