Beneficiários do BPC ganham novos prazos para regularizarem seus cadastros ou fazerem suas inscrições. Na última semana, o Ministério da Cidadania publicou uma portaria informando que a data de registro, no Cadastro Único, para quem deseja receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC) foi adiada em 60 dias. De acordo com o informe, a decisão foi motivada pela pandemia do novo coronavírus e visa ampliar o número de contemplados.
Desde o começo do ano, o governo federal vem aceitando inscrições para quem deseja se beneficiar com o BPC.
O projeto é destinado para brasileiros idosos ou com alguma deficiência física, permitindo com que estes recebem pagamentos mensais com valor igual ao salário mínimo.
Inicialmente, seu calendário teria se encerrado, no entanto, decidiu-se esticar o cronograma para conter os efeitos da pandemia.
De acordo com o texto publicado pelo Ministério da Cidadania, espera-se que mais de 244 mil brasileiros possam se enquadrar ainda na medida. Esse número é equivalente aos quatros últimos lotes do calendário original (exibido abaixo). Ao todo, são cerca de 110 mil idosos e aproximadamente 134 mil pessoas com deficiência.
A portaria possibilita aos beneficiários que aniversariam entre setembro e dezembro fazer a inscrição no Cadastro Único com mais tranquilidade. O Ministério da Cidadania vem empreendendo outras medidas de gestão, como a inscrição no Cadastro Único por meio de telefone. É uma forma de contribuir para essa facilidade e para a tranquilidade dos beneficiários do BPC”, explicou o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, André Veras.
É válido ressaltar ainda que, mesmo com o isolamento social, os números do INSS e do Cadúnico mostram que 93% das pessoas conseguiram realizar o cadastramento. Trata-se do maior número de aceitos desde dezembro de 2016.
Inscrição e atualização do cadastro podem ser feitas online
Desde o dia 29 de abril o governo permitiu que as atualizações e validações para quem é do BPC pudessem ser feitos por meio de plataformas digitais.
Para isso, basta acessar o Cadastro Único e preencher o formulário apresentado. Na sequência, os dados são enviados para a análise do INSS antes de confirmar a aceitação no programa.