Posso escolher em qual conta quero receber o seguro desemprego?

O seguro desemprego pode ser recebido em qualquer conta, desde que seja de titularidade do beneficiário. Essa opção está disponível desde julho e vale para o recebimento do seguro-desemprego nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado.

Posso escolher em qual conta quero receber o seguro desemprego?
Posso escolher em qual conta quero receber o seguro desemprego? (Imagem: Montagem/FDR)

Para receber o seguro desemprego na conta bancária desejada basta realizar a solicitação e informar os dados da conta, como tipo de conta, ou seja, se é poupança ou conta corrente, o número e o nome do banco, o número da agência com o respectivo dígito verificador (DV), e o número da conta de titularidade do trabalhador com DV.

Essa mudança foi possível devido a Resolução de nº 847/2019, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que permitiu a nova forma de pagamento sem que houvesse taxa cobrada ao beneficiário.

A Resolução foi garantida graças ao trabalho conjunto da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e a Caixa Econômica Federal.

Não é possível fazer o depósito em contas salários, pois essas só podem receber depósitos ou transferências de empregadores cadastrados no Banco Central.

Mesmo assim, já é um grande avanço, já que antes o benefício somente podia ser pago por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal.

Outras formas aceitas para o recebimento do seguro desemprego antes dessa novidade é através do Cartão Cidadão, realizando saques nos caixas eletrônicos ou nas agências da Caixa, apresentando documento de identificação. Essas formas de recebimento continuam valendo.

Como solicitar o recebimento do seguro desemprego em uma conta pessoal?

Com o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível realizar a solicitação do seguro desemprego e indicar qual banco desejada receber o benefício. Neste app será preciso informar os dados da conta e é necessário que esteja no nome do beneficiário.

Além disso, no Portal gov.br também há a opção de solicitar o recebimento do seguro desemprego no banco diferente do qual se recebia.

Para aqueles que não possuem acesso à internet ainda existe a opção de fazer o pedido em um atendimento presencial nas unidades de atendimento ao trabalhador.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.