Governo prorroga cerimônia de anúncio com pacote de medidas sociais e econômicas

Evento de lançamento dos projetos sociais do governo federal foi suspenso. Nesta terça-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes deveriam se reunir para apresentar os novos programas para os brasileiros de baixa renda. Ações como o Renda Brasil e o Casa Verde e Amarela, substituindo o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, respectivamente, seriam debatidas publicamente.   

Governo prorroga cerimônia de anúncio com pacote de medidas sociais e econômicas (Imagem: Google)
Governo prorroga cerimônia de anúncio com pacote de medidas sociais e econômicas (Imagem: Google)

No entanto, sob a justificativa de que os textos não foram finalizados, os representantes adiaram o evento.

Intitulado de ‘big bang day’ por Guedes, a reunião de apresentação dos novos projetos sociais contaria com a participação de demais representantes públicos e da imprensa.

A ideia seria mostrar os programas afim de que o mesmo pudesse ser debatido em nível local e nacional. No entanto, fontes administrativas informaram que Bolsonaro não estaria satisfeito com o valor do Renda Brasil e por isso suspendeu a programação.  

Sobre o Renda Brasil  

O projeto foi desenvolvido para substituir o atual auxílio emergencial e o Bolsa Família. O objetivo seria unificar ambos os grupos de beneficiados para assim ampliar a folha de pagamentos atendendo mais de 20 milhões de brasileiros.

Entretanto, ao ser informado do valor mensal de R$ 247, Bolsonaro alegou que estaria muito abaixo do piso, convocando uma nova reunião para reajusta-lo.  

Ainda não se sabe a quantia exata, mas espera-se que ela seja unificada para todos os inclusos no projeto. Para que o Renda Brasil seja custeado, o governo dará fim a atuais benefícios como o Farmácia Popular e o Abono Salarial, transferindo assim suas rendas para a manutenção do novo projeto.  

Novo dia de apresentação  

Diante das alterações propostas, ainda não foi definida a nova data de apresentação dos programas, mas a agenda pública espera que aconteça ainda dentro desta semana. Segundo os assessores de Guedes, a coletiva só deverá ocorrer quanto todo o texto estiver concluído, evitando assim problemas e pré julgamentos antecipados. 

O ministro informou ainda que, após a finalização da pasta, será preciso tramita-la no Congresso e passar pelo ‘tratamento político’. Isso quer dizer que, com os textos concluídos, eles serão analisados pela ala política do governo para ver se corresponde aos interesses partidários. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Governo prorroga cerimônia de anúncio com pacote de medidas sociais e econômicas

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA