Empréstimo FGTS apresenta questionamentos quanto a sua taxa de juros. Ao anunciar a antecipação de três anos do saque aniversário, a Caixa Econômica informou que irá aplicar uma taxação de 0,99%. O serviço é destinado a todos os trabalhadores que fizeram a portabilidade para a modalidade e já pode ser solicitado em qualquer agência do banco.
O empréstimo por meio do saque aniversário do FGTS permitirá que cada cidadão faça adiantamentos no valor mínimo de R$ 2 mil.
A ideia é que, com a pandemia do novo coronavírus, o recurso seja utilizado para conter a crise financeira e aumentar a circulação de renda em todo o território nacional. Entretanto, o juro anunciado pela Caixa vem sendo criticado.
Por se tratar de um dinheiro que já é de titularidade do cidadão, a taxação pela antecipação tem sido vista como abusiva e injusta.
Analistas e advogados especializados nos direitos trabalhistas garantem que a cobrança é incorreta e resultará na exploração fiscal do FGTS.
“Essa medida é absurda. A Caixa vai cobrar juros para o trabalhador sacar seu próprio dinheiro. É como se estivesse utilizando recurso do trabalhador para fazer empréstimo. É uma exploração o que a Caixa está fazendo com as pessoas que perderam seus empregos e sua fonte de renda e vão ter de pagar juros para ter acesso aos recursos que são delas”, avalia o presidente da Federação das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sérgio Takemoto.
Como solicitar empréstimo FGTS
Para os interessados, o serviço deve ser solicitado em uma agência da Caixa ou através dos portais eletrônicos de atendimento do FGTS, ou da instituição bancária.
Basta acessar o aplicativo Meu FGTS, por exemplo, e dar entrada no pedido de empréstimo. Estando registrado na modalidade aniversário e tendo recursos o suficiente em seu fundo de garantia, o trabalhador tem o pedido aprovado imediatamente.
“O crédito é rápido e fácil, sem burocracia. Basta acessar o Internet Banking, simular, contratar e utilizar o recurso”, disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa.
É importante lembrar que a linha de crédito só poderá ser concedida ao longo do período de calamidade pública, isto é, até dezembro.