Campinas libera início das aulas presenciais nas universidades; veja como será o retorno

A prefeitura da cidade de Campinas (SP), autorizou a retomada das atividades presenciais e laboratoriais das faculdades e universidades. Ainda assim, essa data segue indefinida na maioria das instituições. 

Campinas libera início das aulas presenciais nas universidades; veja como será o retorno
Campinas libera início das aulas presenciais nas universidades; veja como será o retorno (Imagem: Reprodução Google)

Para sustentar as medidas com efeito imediato, a prefeitura destacou que a metrópole está há duas semanas na fase amarela do Plano SP, o que permite e flexibilização econômica das cidades.

De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto, os cursos de ensino superior e formação profissional devem ter um limite de 35% da capacidade, além de manter as regras para uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel.

Panutto frisou que as aulas teóricas estão liberadas, neste primeiro momento, apenas para os cursos de área de saúde, mas com até 40% dos estudantes.

Faculdades e universidades em Campinas 

  • São Leopoldo Mandic

A diretora do curso de graduação em medicina, Fabiana Succi, disse que as aulas teóricas presenciais para as turmas de medicina e odontologia, foram retomadas desde 17 de agosto.

Porém, a presença dos alunos é opcional, já que o conteúdo pode ser acompanhado pela internet.

Além disso, ela conta que as salas foram reorganizadas de acordo com as diretrizes de um decreto estadual que estipula a retomada das graduações na área da saúde. 

Apenas em 14 de setembro a instituição afirma que retomará as aulas práticas com presença obrigatória.

Para isso, foram adotadas medidas para prevenção, incluindo a instalação de um sistema de câmeras com sensores de temperatura.

  • Unicamp

A Universidade determinou uma resolução para retomada gradual das atividades presenciais nos campi. Incluindo aplicações de testes RT-PCR em toda a comunidade, incluindo professores, funcionários e alunos. 

A data ainda não foi determinada, mas a Unicamp disse que tudo será realizado de acordo com que se encontram as cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba no Plano de flexibilização.

  • PUC-Campinas

A universidade informou que estava esperando a publicação do decreto da administração sobre as regras de transição para o retorno de atividades práticas, laboratoriais e teóricas para “avaliar o teor”.

  • Mackenzie

Por meio de sua assessoria, a universidade disse que está acompanhando todas as orientações de autoridades públicas para “definir o adequado momento de retorno”, para continuidade das atividades acadêmicas com qualidade e excelência, além de preservação da saúde.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!