CRLV RJ 2020: Detran altera calendário com novas datas de vencimento

O Detran do Rio de Janeiro prorrogou o prazo para que os motorista do estado façam o licenciamento anual de seus automóveis. Dessa forma, os proprietários que não emitiram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) têm um tempo extra para regularizar a documentação. Para a comodidade e praticidade, o documento também está disponível de forma digital.

CRLV RJ 2020: Detran altera calendário com novas datas de vencimento
CRLV RJ 2020: Detran altera calendário com novas datas de vencimento (Imagem: Reprodução Google)

Mesmo após a retomada gradual dos atendimentos no Detran-RJ, alguns motoristas ainda encontram dificuldades de agendar um horário.

Por isso, o órgão recomenda que os proprietários optem pela emissão do documento por meio do aplicativo. A medida é também para evitar aglomerações nas unidades de atendimento por consequência do coronavírus. 

Dessa forma, basta fazer o download do aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que está disponível nas lojas de aplicativo para dispositivos móveis Android ou iOS. O CRLV digital é válido em todo o país.

No entanto, para emitir a documentação, o motorista precisa estar com a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) quitada bem como o seguro do trânsito obrigatório (DPVAT) totalmente pago. 

Saiba como fazer a emissão do CRLV digital

Após realizar o download do aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, basta abri-lo e selecionar a opção “Entrar com gov.br”. Primeiramente, é preciso informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e selecionar “próxima” e criar seu login. Então, retorne ao aplicativo e clique em “Entra”.

Em seguida, para baixar o CRLV digital você precisa fazer o login e selecionar a opção “Veículos”. Feito isso, informe o Renavam e o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo), o antigo DUT. Após, selecione a opção “incluir”. 

O Certificado de Registro do Veículo é o documento necessário para que seja a feita a venda do veículo. Já o CRLV comprova a regularização do veículo anualmente e é o mesmo que o motorista deve apresentar em caso de abordagem em blitz.

Caso a documentação referente a 2020 não for localizada após efetuar o login, será necessário que motorista realize um agendado no Detran-RJ para atendimento presencial. 

Para agendar um horário basta ligar nos telefones (21) 3460-4040 ou 3460-4041. Mas atenção, a versão digital do documento de regularização, no entanto, não tem validade para os veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar

Nesse sentido, ainda é necessário emitir o CRLV numa unidade do Detran-RJ, pois é necessária a apresentação de documentação.

Novo cronograma do CRLV estabelecido pelo Detran-RJ

  •  Finais de placa de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
  •  Finais de placa de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
  •  Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020