Concurso da Marinha abre 24 vagas para formação do corpo de praças; inscrição online

Oportunidade de emprego na Marinha. Atenção concurseiros, foi aberto um novo edital para aqueles que desejam ingressar no Quadro Técnico de Praças da Armada do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2020). A seleção será destinada para profissionais que deverão atuar na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares. Ao todo, estão sendo ofertadas 24 vagas e a inscrição deverá ser feita até o dia 5 de outubro 

Concurso da Marinha abre 24 vagas para formação do corpo de praças; inscrição online (Imagem: Google)
Concurso da Marinha abre 24 vagas para formação do corpo de praças; inscrição online (Imagem: Google)

Para poder participar do processo é simples, basta realizar um cadastro no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, entre os dias 25 de agosto e 5 de outubro.

A taxa será de R$ 44 e precisa ser quitada até o dia 06/10. O concurso da Marinha exigirá ainda uma série de critérios, como a participação exclusiva de homens, por exemplo.  

De acordo com as normas do edital, só serão aceitas pessoas do sexo masculino que tenham entre 18 e 25 anos de idade. Além disso, é preciso ter uma altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, e uma formação em curso técnico de nível médio relativo à área. 

Ao todo estão sendo ofertadas 24 vagas, sendo 11 destinadas para a área de técnica de eletroeletrônica, distribuídas entre as especialidades de comunicações interiores e eletricidade. As restantes irão para a área técnica de mecânica, distribuídas entre as especialidades de máquinas e motores. 

Especificações por área  

Quem for tentar entrar em eletroeletrônica deverá ter uma formação técnica em Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica ou Mecatrônica.  

Já para mecânica, as exigências de titulação são Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Manutenção de Máquinas Navais, Manutenção de Máquinas Pesadas, Mecânica, Mecânica de Precisão, Mecatrônica e Refrigeração e Climatização.  

Etapas de avaliação no concurso da Marinha 

Além das avaliações teóricas, com uma prova escrita objetiva e redação, serão exigidos ainda a verificação dos dados biográficos, câmara hiperbárica, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de documentos, procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração. 

Convocação 

Ao serem aceitos, os aprovados deverão comparecer até o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, onde irão realizar o Curso de Formação de Sargentos do QTPA (C-FSG-QTPA). 

Ao longo do curso, cada selecionado deverá receber um salário base de R$ 1.414,82, mais os auxílios de alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. 

Veja o edital no site da Marinha 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile