Concurso da Marinha abre 24 vagas para formação do corpo de praças; inscrição online

Oportunidade de emprego na Marinha. Atenção concurseiros, foi aberto um novo edital para aqueles que desejam ingressar no Quadro Técnico de Praças da Armada do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA/2020). A seleção será destinada para profissionais que deverão atuar na operação e manutenção de submarinos e instalações nucleares. Ao todo, estão sendo ofertadas 24 vagas e a inscrição deverá ser feita até o dia 5 de outubro 

Concurso da Marinha abre 24 vagas para formação do corpo de praças; inscrição online (Imagem: Google)
Concurso da Marinha abre 24 vagas para formação do corpo de praças; inscrição online (Imagem: Google)
publicidade

Para poder participar do processo é simples, basta realizar um cadastro no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, entre os dias 25 de agosto e 5 de outubro.

A taxa será de R$ 44 e precisa ser quitada até o dia 06/10. O concurso da Marinha exigirá ainda uma série de critérios, como a participação exclusiva de homens, por exemplo.  

De acordo com as normas do edital, só serão aceitas pessoas do sexo masculino que tenham entre 18 e 25 anos de idade. Além disso, é preciso ter uma altura mínima de 1,54m e máxima de 2m, e uma formação em curso técnico de nível médio relativo à área. 

Ao todo estão sendo ofertadas 24 vagas, sendo 11 destinadas para a área de técnica de eletroeletrônica, distribuídas entre as especialidades de comunicações interiores e eletricidade. As restantes irão para a área técnica de mecânica, distribuídas entre as especialidades de máquinas e motores. 

Especificações por área  

Quem for tentar entrar em eletroeletrônica deverá ter uma formação técnica em Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica ou Mecatrônica.  

Já para mecânica, as exigências de titulação são Manutenção Automotiva, Manutenção de Máquinas Industriais, Manutenção de Máquinas Navais, Manutenção de Máquinas Pesadas, Mecânica, Mecânica de Precisão, Mecatrônica e Refrigeração e Climatização.  

Etapas de avaliação no concurso da Marinha 

Além das avaliações teóricas, com uma prova escrita objetiva e redação, serão exigidos ainda a verificação dos dados biográficos, câmara hiperbárica, inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica, verificação de documentos, procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração. 

Convocação 

Ao serem aceitos, os aprovados deverão comparecer até o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, onde irão realizar o Curso de Formação de Sargentos do QTPA (C-FSG-QTPA). 

Ao longo do curso, cada selecionado deverá receber um salário base de R$ 1.414,82, mais os auxílios de alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. 

Veja o edital no site da Marinha 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.