Banco do Brasil anuncia novo presidente vindo de banco privado

Banco do Brasil anuncia seu novo presidente. Após um período de instabilidade e incertezas na administração da principal estatal financeira nacional, foi divulgado o nome de seu novo administrador. Quem ocupará o cargo de Rubem Noveis, que pediu demissão no primeiro semestre deste ano, será o executivo André Brandão, considerado um grande atuante no mercado financeiro. 

Banco do Brasil anuncia novo presidente vindo de banco privado
Banco do Brasil anuncia novo presidente vindo de banco privado (Imagem: Google)

Atualmente morador de Nova York, André Brandão atuava como chefe global do HSBC desde o ano de 2003. Além disso, tem passagem também pelo Citibank, onde exerceu o cargo de diretor por mais de 10 anos.

Agora, após indicação do ministro da economia, Paulo Guedes, irá administrar o Banco do Brasil, tomando posse enquanto presidente.  

O pronunciamento foi feito pela assessoria de comunicação do próprio Banco do Brasil, informando a substituição de Rubem Novais. De acordo com a nota liberada para a imprensa, Brandão deverá retornar ao Brasil para poder ocupar o cargo.  

“O Banco do Brasil comunica que, após comunicação formal, via Ofício do Ministério da Economia, desta data, iniciou-se no âmbito do BB os procedimentos de governança necessários à confirmação da elegibilidade do Sr. André Guilherme Brandão para assumir o cargo de presidente da Companhia”, informou o texto do BB assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo. 

Aprovação de Bolsonaro 

Antes de bater o martelo sobre a escolha do novo presidente do Banco do Brasil, o chefe de estado, Jair Bolsonaro, teve uma série de conversas com Guedes para poder estreitar seus laços políticos e financeiros. 

Na última semana, em entrevista concedida pelo ministro da economia, afirmou-se que a decisão de aceitação de André Brandão veio por parte de Bolsonaro que alegou ‘não o conhecer pessoalmente’, mas confiar em seu potencial executivo.  

Para fechar a contratação, foram feitas reuniões e ligações via plataformas digitais, com a finalidade de alinhar os pontos incomuns na administração do banco público.

Ao conformar o interesse, Brandão solicitou ainda um prazo de duas semanas para poder desfazer seu contrato com a HSBC e voltar ao Brasil. Até o momento, não se sabe quando acontecerá a cerimônia de posse. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.