IPTU 2020: Prefeitura do Rio de Janeiro libera parcelamento dos tributos atrasados

No último dia 10, segunda-feira, a Prefeitura do Rio de Janeiro, publicou uma medida a respeito do IPTU 2020. Por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, possibilita o pagamento parcelado de cotas vencidas e a vencer. Juntamente com esse imposto, o cidadão poderá parcelar também a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL).

IPTU 2020: Prefeitura do Rio de Janeiro libera parcelamento dos tributos atrasados
IPTU 2020: Prefeitura do Rio de Janeiro libera parcelamento dos tributos atrasados (Montagem/ FDR)

Vale ressaltar que, os contribuintes que ainda tenham débitos referentes ao imposto desse ano, poderão aderir a essa modalidade. Nesse caso, o valor poderá ser parcelado em cinco vezes e pago entre agosto e dezembro. Lembrando que não haverá cobrança de multas ou juros.

De acordo com a publicação da prefeitura, a medida visa diminuir as chances de o cidadão ficar inadimplente perante o município, principalmente por conta da pandemia.

Segundo Rosemary Macedo, Secretária Municipal de Fazenda, o município do Rio de Janeiro já havia ofertado o desconto de 20% para quem pagasse à vista o IPTU 2020. Isso aconteceu no mês de maio e quem não aderiu a essa medida, pode solicitar o parcelamento sem juros.

Como solicitar o parcelamento do IPTU 2020

Os contribuintes que desejarem solicitar o benefício, precisam acessar o portal Carioca Digital (carioca.rio) ou através do e-mail iptu_requerimentos@smf.rio.rj.gov.br. Para saber quais os documentos necessários, deve verificar através do site da Fazenda.

Após a aprovação, será gerada uma nova guia de IPTU e os boletos deverão ser impressos através do site da prefeitura da cidade.

Como imprimir 2ª via do IPTU

  • O primeiro passo para conseguir ter acesso à 2ª via do IPTU é estar com o número de inscrição imobiliária em mãos. Depois, acesse http://www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/;
  • Agora, clique na opção “Emissão de 2ª via do carnê”;
  • Em seguida, insira os dados solicitados e indique se seu boleto será cota única ou parcelamento;
  •  Por último, clique em imprimir. Pronto.
  • O boleto do IPTU pode ser pago através do internet banking de sua agência ou diretamente nas agências bancárias.

Lembrando que a prefeitura costuma emitir e enviar os carnês no início do ano, mas caso não tenha recebido, pode utilizar a opção de imprimir diretamente pelo site.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.