Após a queda de 0,25% da taxa Selic, muitas pessoas estão com dúvidas sobre a melhor forma de preservar o seu dinheiro e evitar perdas. Por isso, com este artigo, vamos dar algumas dicas para conseguir isso e manter seus rendimentos de forma positiva.
Conheça o seu perfil de investidor
A primeira coisa e talvez uma das mais importantes é, antes de começar a investir, conheça mais sobre si mesmo.
É necessário que você entenda suas aptidões e quais os seus riscos. Além disso, é importante que você saiba qual investimento você tem mais conhecimento e quais deles você precisa de mais informações.
Existem alguns perfis de investidores em que é possível se identificar:
- Conservador: baixa tolerância ao risco;
- Moderado: média tolerância ao risco;
- Agressivo: alta tolerância ao risco.
Saber essas informações é imprescindível para lidar com os altos e baixos diários dos investimentos.
Estude o mercado financeiro
Conhecer o mercado financeiro é algo que não se pode deixar de lado. Conheça mais sobre as taxas e o que está acontecendo no dia a dia.
Lembre-se que existem opções para todos os perfis e por isso é importante ter bastante conhecimento para identificar qual é o investimento que mais se encaixa no que você projeta mais pra frente.
Além disso, quando há uma mudança, como a da taxa Selic, você fica mais propenso a conseguir identificar o que deve ser feito.
Diversifique seus investimentos
Outro ponto importante é que você não deve direcionar todos os seus investimentos para um único lugar. O ideal é que você diversifique suas aplicações e utilize mais opções. Assim, quando um estiver mais em baixa, você consegue recuperar através do outro.
Redução na taxa Selic
A taxa Selic caiu 0,25% e chegou à média histórica de 2%. A mudança foi realizada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) na última semana.
A mudança é positiva, mas não afeta tanto o bolso do brasileiro. Mas é importante lembrar que algumas linhas de crédito acabam ficando com o juros mais baixos, o que é uma boa notícia para quem pretende solicitar um empréstimo ou um financiamento nos próximos dias ou semanas.