Atenção! Veja quais erros NÃO cometer na hora de aplicar seu dinheiro na Bolsa de Valores

Aplicações na Bolsa de Valores são vistas positivamente pelos brasileiros. De acordo com os dados divulgados pela Ibovespa, desde 2018 o número de investimento nesse setor triplicou. Atualmente, o país conta com mais de 700 mil aplicadores, totalizando aproximadamente 2 milhões de CPFs cadastrados até o mês de abril. Se você deseja ingressar, mas tem medo de ter prejuízo, fique atento as dicas abaixo.  

publicidade
Veja impactos do corte da taxa Selic na Bolsa de Valores e dólar
Atenção! Veja quais erros NÃO cometer na hora de aplicar seu dinheiro na Bolsa de Valores (Imagem: Reprodução Google)

A primeira coisa a se fazer antes de aplicar recursos na bolsa de valores é elaborar uma estratégia. O erro mais comum dos principiantes é injetar dinheiro sem antes entender os riscos, renda variável e demais análises do mercado.

Ao todo, as carteiras contam com três características principais, sendo elas responsáveis por determinar o modo de execução das ações selecionadas.  

publicidade

A primeira é o day trade, onde é possível fazer operações de compra e venda na mesma ação. Nesse caso o ganho é feito mediante as pequenas variações registradas ao longo do dia.

A segundo é o swing trade, uma operação feita em um período de semanas onde o investidor deve avaliar os gráficos e fundamentos das ações. A terceira e última é o buy and hold, uma compra de ação a longo prazo, com aproximadamente 10 anos de validação.  

Para definir qual escolha entre elas fique atento ao valor que você tem disponível para aplicar e a probabilidade de risco que deseja correr. Normalmente, recomenda-se a primeira modalidade para os iniciantes, tendo em vista uma necessidade menor de recursos.  

Não tenha excesso de confiança 

Se você vai aplicar na Bolsa de Valores, lembre-se de que é um mercado instável com variações frequentes. Ou seja, evite estratégias agressivas ou excesso de confiança, mesmo conhecendo o cenário onde fará sua aplicação.  

Outro ponto importante é não investir todo o dinheiro em renda variável, principalmente para aqueles que não possuem experiência nesse tipo de ativo. Não coloque também toda a renda de uma única vez, sendo importante garantir uma reserva de emergência para possíveis acidentes.  

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Por fim, fique muito atento ao lucro rápido. Há muitas pessoas que acreditam que os investimentos da bolsa possuem um retorno imediato. Essa afirmação é uma ilusão e poderá te proporcionar uma perda considerável de dinheiro a longo prazo. Estude cada uma das possuas possibilidades antes de aplicar sua renda. 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!