Nesta terça-feira (11), a Polícia Civil (PC) do Estado de São Paulo lançou o “RG Digital SP”, que é um aplicativo para obter uma versão digital da carteira de identidade. Agora, o documento poderá ser baixado e armazenado no aparelho celular de forma gratuita.
O documento será válido em todo o território nacional, o RG integra uma série de meditas adotadas para a modernização da PC. Esse aplicativo também permite a solicitação da 2ª via do documento físico sem precisar sair de casa.
A novidade já está em funcionamento. Segundo o órgão, o documento não vai substituir a necessidade de fazer a emissão do RG físico, mas deve agilizar o processo.
O aplicativo já está disponível nas lojas de aplicativo Google Play e Apple App Store. Para poder baixar o RG digital, os requisitos mínimos de tecnologia necessários são Android 5.0 e iOs 10, ou ambos em versão superior. Além disso, é preciso câmera 5Mpix ou superior e conexão de internet ativa.
O serviço está disponível no aplicativo para as pessoas que tiverem o documento físico emitido a partir de fevereiro de 2014, com Código QR impresso no verso do RG físico, e que estejam cadastrados no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da PC.
A base de dados paulista possui cerca de 35 milhões de prontuários biométricos. Se o cidadão não tiver nenhum dos dois, mas tiver interessado em poder acessar o seu documento de forma mais fácil, deve emitir um novo RG para usar a ferramenta.
Como usar o RG Digital
Para acessar é preciso baixar o “RG Digital SP”, abrir o aplicativo e selecionar a opção “Adicionar RG”, para escanear o código QR do verso da identidade em papel, seguindo os passos indicados na tela do celular.
O aplicativo vai direcionar o cidadão para a “prova de vida”, feita via tecnologia de reconhecimento facial.
Se o cidadão trocar de aparelho celular ou desinstalar o aplicativo, é necessário baixar de novo e seguir os passos para acessar o RG Digital.
Porém, para evitar fraudes o documento virtual só ficará disponível para apenas um aparelho celular, podendo estar bloqueado se houver uma tentativa em outros aparelhos.