Detran-RJ estende prazo para licenciar veículos no estado

O Detran-RJ estendeu o prazo para que os motoristas do Estado do Rio realizem o licenciamento anual de seus veículos. Desta forma, os donos que ainda não emitiram o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) 2020 em dos postos de atendimento do órgão, ganham um tempo a mais para fazê-lo.

Detran-RJ estende prazo para licenciar veículos no estado
Detran-RJ estende prazo para licenciar veículos no estado (Imagem: Mesquita Online)

Confira como ficou o cronograma:

  • Placas final de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
  • Placas final de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
  • Placas final de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020

Em decorrência das dificuldades de agendar um atendimento nos postos após a volta gradual dos serviços do Detran, o órgão está recomendando que os proprietários optem pela emissão do documento digital que é feito via aplicativo. Com isso as aglomerações também serão evitadas.

Para ter acesso ao documento digital, é só baixar o app Carteira Nacional de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que funciona em aparelhos móveis com sistema Android ou iOS. O documento virtual tem validade em todo o território nacional da mesma forma que o impresso.

É importante saber que o CRLV só pode ser emitido se o motorista estiver com a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran-RJ paga.

Esta guia pode ser emitida no site do Bradesco. Outra obrigação é o seguro obrigatório (DPVAT), disponível no site da seguradora Líder.

Como emitir o CRLV digital

Ao instalar o aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, abra e escolha “Entrar com gov.br”. Na próxima tela, insira o CPF, selecione “Próxima” e crie uma conta. Então, volte ao aplicativo e clique em “Entrar”.

Para fazer o download do CRLV digital, realize o login no sistema, selecione “Veículos”, insira o Renavam e o número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres). Após isso, selecione “Incluir”.

O CRV é um documento utilizado somente quando o proprietário deseja vender o veículo. Sendo assim, não confunda com o CRLV que faz a comprovação da situação regular do carro a cada ano e que o motorista deve sempre estar portando em caso de abordagem em blitz.

Se o motorista realizar o acesso ao aplicativo de forma correta, e o documento relativo a 2020 não for localizado, será preciso se dirigir ao Detran-RJ, após realizar um agendamento por telefone: (21) 3460-4040 e 3460-4041.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.