Detran-CE: 2ª via de documentos, renovação da CNH e tudo o que já voltou a funcionar

 

PONTOS CHAVES

  • O Detran-CE voltou a oferecer serviços presenciais
  • O atendimento vale apenas em alguns postos com agendamento feito antes
  • Apesar disso, são mantidos muitos serviços online

No período pandemia o Detran-CE oferecia alguns serviços online para seus clientes, após a flexibilização o órgão voltou a permitir diversos serviços presenciais.

Detran-CE: 2ª via de documentos, renovação da CNH e tudo o que já voltou a funcionar
Detran-CE: 2ª via de documentos, renovação da CNH e tudo o que já voltou a funcionar (Foto: Google)

Desde o dia 16 de junho, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará iniciou a sua retomada gradual de atendimento presencial em Fortaleza.

Nesta primeira fase, o atendimento presencial vai ser realizado em quatro postos localizados em Fortaleza nos shoppings Rio Mar Papicu e Iguatemi.

Além disso os postos dos  bairros de Messejana e São Gerardo, vão cobrir os pontos que tem elevada densidade populacional e fácil acesso. 

Os serviços oferecidos serão renovação simples da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que é um dos serviços mais procurados pelos usuários durante o período de isolamento social e será realizado somente mediante agendamento prévio no site do Detran-CE.

Como fazer o agendamento?

Detran CE: 2ª via de documentos, renovação da CNH e tudo o que já voltou a funcionar
Detran CE: 2ª via de documentos, renovação da CNH e tudo o que já voltou a funcionar (Foto:Google)

Os usuários podem realizar o agendamento por meio do site, no qual poderá ser escolhida a clínica credenciada para realização do seu exame médico.

Depois disso, o usuário deve ir atá o posto do Detran-CE para coleta da foto e biometria, finalizando o processo. 

Após isso até 10 dias úteis, a nova CNH é encaminhada para a residência do condutor no endereço informado.

Documentos necessários

É necessário apresentar os seguintes documentos originais: CNH ou o RG com CPF em caso de perda da CNH e um comprovante de residência dos últimos 3 meses. Não é preciso levar cópias dos documentos.

Caso não tenha comprovante de residência em seu nome, o condutor poderá preencher uma declaração de residência, disponibilizada no site do Detran ou no local de atendimento.

Posso realizar algum serviço online ainda?

No mês de fevereiro, o Estado já possuía mais de 234 mil condutores com a sua CNH digital e 120 mil donos de carros já tinham o seu CRLV digital.

Depois do período de isolamento social, que se fez necessário por conta da pandemia causada pelo coronavírus o Detran-CE antecipou o lançamento do CRLV 100% digital, disponibilizando o arquivo no formato PDF no site do órgão para que o proprietário possa imprimi-lo onde quiser e quantas vezes quiser. 

Para isso basta acessar o site do Detran, onde é possível baixar o documento, logo após a compensação do pagamento da taxa de licenciamento e do Seguro DPVAT. 

Este serviço foi lançado em 27 de abril e já foram baixados mais de 55 mil CRLVs. Outro serviço que foi lançado recentemente foi o de solicitação da segunda via da CNH.

Agora, os motoristas que tiverem seu documento de habilitação roubado, perdido ou extraviado podem solicitar pela internet sem sair de casa.

Depois de seguir o passo a passo no site e efetuar o pagamento da taxa, o documento é enviado pelos Correios para o endereço cadastrado. Já foram emitidas mais de 670 segundas vias de CNHs.

A CNH definitiva também tem sido bem requisitada no período para quem está no período de permissão provisória para dirigir, que tem validade de 12 meses. 

Este serviço já era realizado virtualmente, entretanto, com a suspensão do atendimento presencial, as solicitações através da internet aumentaram bastante.

No site do Detran-CE ainda é possível checar dados sobre veículos, pontos acumulados na CNH e multas, rastrear documentos emitidos pelo órgão, além de emitir boletos e taxas.

Se cadastrando no “Meu Detran”, o cidadão tem acesso a um leque de funcionalidades que permite um relacionamento mais eficiente com o órgão, seja para tratar de questões relacionadas ao seu veículo ou ao seu documento de habilitação.

A ferramenta gera avisos específicos, como infrações cometidas, pontuação e período de renovação da CNH, vencimento do licenciamento e muitas outras que, ao serem enviadas por e-mail, ampliam a experiência de se obter serviços personalizados.

O TeleAtendimento do Detran-CE segue funcionando, de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h e, aos sábados, das 08 às 13h, no telefone (85) 3195.2300.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.