Detran-MS vai leiloar 1,2 mil veículos apreendidos; veja como salvar o seu!

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) avisou os motoristas e empresas que são proprietários de 1,2 mil veículos que foram apreendidos em Campo Grande, para que eles realizem a regularização dos débitos e multas em no máximo 10 dias. Se a regularização não for feita, os carros e motos serão leiloados.

Detran-MS vai leiloar 1,2 mil veículos apreendidos; veja como salvar o seu!
Detran-MS vai leiloar 1,2 mil veículos apreendidos; veja como salvar o seu! (Imagem: Google)

Os donos desses veículos precisam comparecer as agências de trânsito do município para realizar a regularização do seu bem. Os veículos não regularizados podem seguir para leilão nas modalidades de desmontagem, reciclagem ou até mesmo circulação, caso estejam em bom estado.

A lista com os veículos apreendidos e seus respectivos donos foi publicada na última segunda, 10, no Diário Oficial do Estado.

É importante que o proprietário saiba que mesmo após o leilão, se o valor do arremate for menor que os débitos e muitas pendentes do veículo, os donos serão cobrados na Justiça para que pagem a diferença devida.

Desde o início de 2020, o Detran começou a realizar vários leilões de motos e carros com a finalidade de esvaziar os pátios das unidades que ficam cheios de veículos apreendidos.

O programa “Operação Pátio Zero”, está abrindo diversos certames ao longo do ano com todos os lances e eventos acontecendo de forma virtual.

CNH, débitos do veículo e mais alguns prazos foram ampliados pelo Detran

Devido a pandemia do coronavírus, uma resolução do Cotran (Conselho Nacional de Trânsito), prolongou por tempo indeterminado, as datas determinadas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) para os recursos de multa, regularização de documentos e renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Confira algumas alterações.

As alterações valem para todo o Brasil e como a pandemia suspendeu diferentes serviços relacionados ao motorista, devido aos recomendações de isolamento social, foi decidido pelo Cotran a suspensão das datas que contam na lei. Confira algumas alterações.

  • Multas

Fica suspenso por tempo indeterminado, o prazo para o motorista que for multado, realizar sua defesa da autuação.

  • Suspensão e cassação da CNH

Os motoristas que estão respondendo processo de cassação de sua carteira de motorista, e estão com o direito de dirigir suspenso, também estão contemplados.

  • CNH vencida

O motorista que teve sua habilitação vencida de 19 de fevereiro para frente, não pode ser multado. Os motoristas que a partir desta data, tenham apenas a Permissão Para Dirigir ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor também não podem ser multados. Os cursos especializados também continuam válidos até o fim da pandemia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.