PIS/PASEP: Veja como receber o abono salarial sem sair de casa

O PIS/PASEP são programas de natureza tributária voltados para a proteção dos trabalhadores e com o intuito de assegurar o pagamento de benefícios, como o abono salarial. Com o avanço da tecnologia o benefício pode ser recebido através do aplicativo Caixa Trabalhador disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, e transferido para sua conta pessoal.

PIS/PASEP: Veja como receber o abono salarial sem sair de casa
PIS/PASEP: Veja como receber o abono salarial sem sair de casa (Imagem: Montagem/FDR)

O Programa de Integração Social é conhecido pela sigla PIS, e foi criado a partir da Lei Complementar de nº 7/1970, com o intuito de integrar o empregado ao desenvolvimento da empresa privada.

Dessa maneira, o servidor tem seus benefícios garantidos e contribui para o desenvolvimento da empresa na qual trabalha. O órgão responsável pelo pagamento do PIS é a Caixa Econômica Federal.

O PASEP é a sigla para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, sendo que nesse caso, são os estados, municípios e a União que contribuem com o fundo do servidor público. Sua criação foi a partir da Lei Complementar de nº 8/1970 e a empresa responsável pelo pagamento do PASEP é o Banco do Brasil.

A partir da Lei Complementar de nº 26, instituída no dia 11 de setembro de 1975, foi realizada a unificação desses dois programas, com o objetivo de destinar a arrecadação em um único lugar, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, conhecido como FAT.

Como consultar o PIS/PASEP

Através do aplicativo Caixa Trabalhador você pode ter acesso ao Abono Salarial e ao Seguro-desemprego, assim como a consulta das parcelas liberadas e o calendário de pagamento para os trabalhadores de empresa privada. Veja abaixo outras formas de consulta:

PIS – Trabalhador de empresa privada:

PASEP – Servidor público:

Valor recebido no PIS/PASEP

O valor pago pelos programas PIS/PASEP pode ser de até um salário mínimo. O cálculo é realizado de acordo com o tempo em que foi exercido o trabalho no ano anterior ao início do calendário de pagamentos.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile