PIS/PASEP: Veja como receber o abono salarial sem sair de casa

O PIS/PASEP são programas de natureza tributária voltados para a proteção dos trabalhadores e com o intuito de assegurar o pagamento de benefícios, como o abono salarial. Com o avanço da tecnologia o benefício pode ser recebido através do aplicativo Caixa Trabalhador disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, e transferido para sua conta pessoal.

publicidade
PIS/PASEP: Veja como receber o abono salarial sem sair de casa
PIS/PASEP: Veja como receber o abono salarial sem sair de casa (Imagem: Montagem/FDR)

O Programa de Integração Social é conhecido pela sigla PIS, e foi criado a partir da Lei Complementar de nº 7/1970, com o intuito de integrar o empregado ao desenvolvimento da empresa privada.

Dessa maneira, o servidor tem seus benefícios garantidos e contribui para o desenvolvimento da empresa na qual trabalha. O órgão responsável pelo pagamento do PIS é a Caixa Econômica Federal.

publicidade

O PASEP é a sigla para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, sendo que nesse caso, são os estados, municípios e a União que contribuem com o fundo do servidor público. Sua criação foi a partir da Lei Complementar de nº 8/1970 e a empresa responsável pelo pagamento do PASEP é o Banco do Brasil.

A partir da Lei Complementar de nº 26, instituída no dia 11 de setembro de 1975, foi realizada a unificação desses dois programas, com o objetivo de destinar a arrecadação em um único lugar, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, conhecido como FAT.

Como consultar o PIS/PASEP

Através do aplicativo Caixa Trabalhador você pode ter acesso ao Abono Salarial e ao Seguro-desemprego, assim como a consulta das parcelas liberadas e o calendário de pagamento para os trabalhadores de empresa privada. Veja abaixo outras formas de consulta:

PIS – Trabalhador de empresa privada:

PASEP – Servidor público:

publicidade
  • Site do Banco do Brasil;
  • Postos da Superintendência Regional do Trabalho;
  • Aplicativo BB Pasep;
  • Central de atendimento do Banco do Brasil:
    • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
    • 0800 729 0001 (demais cidades);
    • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).

Valor recebido no PIS/PASEP

O valor pago pelos programas PIS/PASEP pode ser de até um salário mínimo. O cálculo é realizado de acordo com o tempo em que foi exercido o trabalho no ano anterior ao início do calendário de pagamentos.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.