BPC: Tire todas as suas dúvidas sobre o pagamento do benefício

Muito tem se ouvido falar sobre o BCP, mas não há muita informação ainda sobre o assunto. Na verdade, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se trata de um benefício que garante o pagamento de um salário mínimo (R$ 1.045) para idosos acima de 65 anos. Nesse caso, é necessário que o beneficiário comprove não ter meios de se sustentar. Em resumo, a renda familiar precisa ser de, no máximo, R$ 261,25 por pessoa.

BPC: Tire todas as suas dúvidas sobre o pagamento do benefício
BPC: Tire todas as suas dúvidas sobre o pagamento do benefício (Foto: Google)

Esse é um benefício assistencial, e por isso, não há a obrigatoriedade de ter contribuído com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em contrapartida, não há pagamento de 13º salário e tampouco de pensão por morte.

Como solicitar o BPC?

Para solicitar, o cidadão precisa, primeiramente, se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). Esse é cadastro feito pelo governo federal e que serve como base para diversos programas sociais e benefícios emergenciais, tais como: Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, auxílio emergencial, entre outros.

Confira o passo a passo para a solicitação do benefício:

Primeira etapa – Como já citamos, é preciso fazer o Cadastro Único, para isso é preciso procurar Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Busque a unidade que seja mais próximo de sua residência. Com o isolamento social, é preciso fazer um agendamento prévio para ser atendido.

Segunda etapa – Separe toda a documentação para efetivar seu cadastro. Veja quais são os documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência, titulo de eleitor, Pis/Pasep, carteira de vacinação (para crianças menores de 7 anos), holerite, comprovante escolar, entre outros.

Terceira etapa – Faça seu cadastro no Meu INSS. Ele pode ser feito pelo portal ou pelo aplicativo, que pode ser baixado de forma gratuita pelo Google Play Store ou Apple Store. O cadastro será feito com o CPF e uma senha que será criada por você.
Depois de finalizado, basta acessar os serviços e fazer o pedido do BCP.

Quarta etapa – Depois de fazer o cadastro e a solicitação do BPC, é a hora de fazer o envio dos documentos. Vá em: Solicitaçōes/agendamentos > Meus requerimentos > Detalhar atendimento à distância > Anexar (envie o documento desejado);

Caso tenha alguma dificuldade, entre em contato com o número 135 e tire suas dúvidas.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!