No Ceará, o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) está oferecendo 600 vagas para o segundo semestre de 2020. Dentre essas vagas, estão cursos gratuitos de níveis técnicos e superiores.

publicidade
Centec abre 600 vagas em cursos gratuitos de formação profissional no Ceará
Centec abre 600 vagas em cursos gratuitos de formação profissional no Ceará (Imagem: Reprodução Google)
publicidade

As oportunidades são para os Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Barbalha, Crato e São Gonçalo do Amarante e para as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, em Juazeiro do Norte, e Sertão Central, em Quixeramobim.

Aqueles que desejarem se inscrever, podem ir até o site www.centec.org.br. Devemos ressaltar que as aulas são de forma presencial, porém, por conta da pandemia, elas podem ser remotas ou semi presenciais.

Quais são os cursos gratuitos oferecidos?

Para as vagas disponíveis, estão sendo oferecidos os cursos superiores de tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio, e os cursos técnicos de nível médio de Agricultura, Cozinha, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica, Meio Ambiente e Metalurgia.

Não existe nenhuma cobrança, nem para pagamento do curso e nem para a taxa de inscrição. Além disso, todos eles são reconhecidos pelo MEC e autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

A instituição acredita ser essencial continuar oferecendo curso de qualidade e gratuito para os alunos. De acordo com o presidente do Centec, Silas Alencar, essa é uma das missões da instituição.

“Sabemos que estamos vivendo um momento atípico, mas queremos garantir o direito à educação, além de cumprir uma das nossas missões, que é oferecer ensino técnico, tecnológico e qualificação profissional para o povo cearense, mesmo durante a pandemia. Toda a nossa equipe está dedicada para garantir a qualidade dos cursos ofertados”.

O diretor da Fatec de Cariri, Emerson Lacerda, afirmou ainda que a instituição possui uma alta taxa de empregabilidade, o que faz com que seja muito procurada.

Seleção das vagas

O vestibular deve ocorrer de forma online e terá 90 vagas disponíveis. A prova terá a duração de cerca de duas horas e contará com questões objetivas e mais uma redação. Já os cursos técnicos de nível médio terão 510 vagas. Nesse caso, a distribuição das vagas vai acontecer por meio da análise do histórico escolar.

 

 

 

Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, é também redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular, finanças e programas sociais.