App DPVAT: Aprenda a pedir indenização online no aplicativo

As vítimas de acidentes de trânsito agora podem solicitar a indenização do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) por meio de aplicativo.

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App DPVAT: Aprenda a pedir indenização online (Foto: Google)

A plataforma está disponível gratuitamente para usuários Android e iOS e pode ser baixado pela Google Play Store e Apple Store. Pelo app, o usuário consegue fazer três solicitações diferentes. Confira abaixo como solicitar o seu seguro:

Como baixar e utilizar o App DPVAT

O primeiro passo é fazer o download do aplicativo. Caso você possua um celular com sistema operacional Android, precisará entrar na Google Play Store. Para os usuários de Iphone, é necessário acessar a Apple Store.

Busque pelo aplicativo DPVAT e clique em “instalar”. Pronto, agora você pode utilizar o app.

Solicitando o seguro

As três solicitações do DPVAT são pela justificativa de morte, invalidez permanente ou reembolso de despesas médicas. Todos esses pedidos estão disponíveis no aplicativo.

  • Depois de instalar o aplicativo, abra e selecione a opção “sou vítima”;
  • Em seguida, faça seu cadastro (esse passo só é realizado uma vez);
  • Depois, preencha seu login e senha e clique em “Novo pedido”;
  • Agora, informe qual a indenização do Seguro DPVAT você precisa;
  • O passo seguinte é escolher entre as opções “Vítima/Beneficiário” ou “Representante Legal”;
  • Agora, preencha os dados necessários;
  • Depois clique em “documentos solicitados”;
  • tire foto dos documentos;
  • Por último selecione a opção continuar e clique em “enviar pedido”.

Depois de fazer a solicitação, o beneficiário pode consultar o resultado pelo mesmo aplicativo. Para isso, basta acessar com os dados do CPF, número de indenização e nome do segurado.

A empresa responsável pelo seguro do DPVAT, a Seguradora Líder, afirma que na pandemia, o número de pedidos pelo app cresceu mais de 22%. Mas é preciso lembrar que, nem toda população tem acesso à tecnologia. Por isso, muitos segurados ainda optam pelas formas tradicionais de solicitação.

Os usuários podem optar pela Central Telefônica de Atendimento. O serviço funciona das 8h às 20h e está disponível pelos telefones: 4020-1596, para capitais e Regiões Metropolitanas, e 0800 022 12 04, para outras regiões. Esses números não atendem aos feriados nacionais.