Procon-RJ reabre unidades liberando atendimento com hora marcada

Na última quinta-feira (06), o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor do estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ), vinculado à Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico retornou com os atendimentos presenciais. Mas, consumidores que desejam o atendimento, precisam realizar um agendamento por telefone. Aliás, o serviço já está disponível, e pode ser feito entre 9h às 17h. 

Procon-RJ reabre unidades liberando atendimento com hora marcada
Procon-RJ reabre unidades liberando atendimento com hora marcada (Imagem: Reprodução Google)

Para o atendimento presencial, é necessário a utilização de máscaras de proteção. Só é permitida a entrada de acompanhantes em casos de pessoas com necessidades especiais. A fim de evitar possíveis aglomerações.

Ademais, a tolerância para situações de atraso é de até 15 minutos. Passado o prazo, conforme informado pelo Procon-RJ, outro consumidor será atendido. 

Os interessados em fazer o agendamento para atendimento presencial no órgão estadual, devem ligar para os números: (21) 98596-4638, 99374-1505 e 98596-5723. Os atendimentos estão sendo realizados na sede e, também, no Rio Poupa Tempo. 

Outrossim, o atendimento virtual continua em funcionamento. O presidente da autarquia, Cássio Coelho, informa que para situações como denúncia, por exemplo, a preferência é para que as pessoas procurem o serviço online. 

“O atendimento presencial voltará essa semana, mas nesse momento o consumidor deve preferencialmente fazer a reclamação ou denúncia pelo site www.procononline.rj.gov.br ou aplicativo Procon-RJ que estão funcionando normalmente”, disse Coelho. 

Apesar disso, as pessoas que estavam com audiência ou outros procedimentos presenciais agendados durante o período da pandemia, agora terão seus atendimentos remarcados pelos serviços.

Aliás, os mesmos entrarão em contato, conforme informado pelo órgão. Por isso, não é preciso que os consumidores procurem pelo Procon-RJ. 

Assim como os consumidores, fornecedores que desejam atendimento presencial no Procon-RJ devem fazer o agendamento. Porém, neste caso, o agendamento será feito no cartório, através do telefone (21) 2216-8650. 

Serviços que retornarão no Procon-RJ:

Conforme informado pelo órgão, um dos serviços que retorna é a autenticação de livro de reclamações. Porém, com exceção de estabelecimentos ME, MEI e EP, que agora não são mais autenticados pelo Procon.

Além disso, requerimento de emissão de Certidão de Nada Consta e Emissão de Guia de Pagamento Integral e parcelamento de processo administrativo físico também são serviços que voltam a ser realizados.

O serviço de protocolos também retornam entre as funções do procon, tais como as petições:

  • Relativas ao Livro de Reclamações, excetuando-se Comunicação de Ausência de Reclamações;
  • Diversas relativas a processos administrativos físicos, excetuando-se requerimento de vista a processos administrativos físicos e desarquivamento de processo administrativo físico ou documento;

Atendimento online

Mesmo com o atendimento presencial suspenso, anteriormente, devido a pandemia do novo coronavírus, consumidores puderam fazer denúncias e reclamações por meio de canais de atendimento online, que mantiveram suas atividades. O serviço, aliás, segue disponível.