Nesta terça-feira (4), a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) informou que as aulas remotas dos cursos de graduação em todos os campi da instituição serão iniciadas no mês de setembro. 

publicidade
UFSJ divulga calendário para início das aulas remotas; acesse aqui!
UFSJ divulga calendário para início das aulas remotas; acesse aqui! (Foto: Google)
publicidade

As atividades da universidade foram suspensas no mês de março por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

De acordo com a UFSJ, está previsto o início de dois período remotos emergenciais com 12 semanas cada podendo ser oferecidos novos.

Isso vai depender das condições sanitárias e orientações das autoridades de saúde. Além desses campi localizado em São João del Rei, a universidade possui campus em Divinópolis, Ouro Branco e Sete Lagoas.

O primeiro período remoto vai se iniciar no dia 14 de setembro até o dia 5 de dezembro. 

Segundo a UFSJ, o pagamento da bolsa de auxílio à inclusão digital está programado, mas o valor ainda não foi divulgado. 

Já o segundo período está agendado para começar no dia 25 de janeiro do ano que vem, 2021, e seguirá até o dia 17 de abril.

De acordo com a instituição, os servidores e alunos vão passar por um treinamento e qualificação antes do início das aulas remotas.

A diretora do Núcleo de Educação a Distância, Rejane Corrêa da Rocha, informou que é necessário que os alunos fiquem atentos às especificidades desta modalidade, mas tomando o cuidado de se matricularem em unidades curriculares que de fato consigam cumprir.

“Todas as atividades de ensino serão computadas no período emergencial, sejam elas síncronas ou assíncronas. E quanto mais concentrada for a oferta da unidade curricular, melhor será o gerenciamento do tempo por parte dos estudantes”, avaliou.

Outras instituições

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), informou que a partir do dia 31 de agosto, vai se iniciar as aulas remotas.

A instituição está com suas aulas suspensas desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Segundo uma Resolução nº7/2020, a retomada das atividades de graduação deve contar com o oferecimento das disciplinas de forma remota nos três campi da UFV, que fica em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Isso deve acontecer até o dia 15 de dezembro deste ano, e os exames finais devem ser aplicados para os alunos entre os dias 17 e 19 de dezembro. 

Desde o início do mês de julho a universidade estava analisando as etapas de planejamento para que fosse retomada as aulas.

As aulas serão realizadas online, e devem começar a partir de 17 de agosto e durar até o dia 10 de fevereiro de 2021.

De acordo com o campus de Florestal, o ensino médio retomou as atividades desde o mês de junho e o técnico vai reiniciar no dia 10 de agosto, como havia sido autorizado.

Já os cursos de pós-graduação vão ser dados continuidade ao primeiro semestre letivo, nos três campi, que começou nessa semana.

Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.