UFV confirma retorno das aulas remotas a partir de agosto

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), informou na sexta-feira (31) que após uma reunião realizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)na última semana, foi aprovado o “Período Especial Remoto” a partir do dia 31 de agosto.

UFV confirma retorno das "aulas remotas" a partir de agosto
UFV confirma retorno das “aulas remotas” a partir de agosto (Foto: Google)

A instituição está com suas aulas suspensas desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Segundo uma Resolução nº7/2020, a retomada das atividades de graduação deve contar com o oferecimento das disciplinas de forma remota nos três campi da UFV, localizados em Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

Isso deve acontecer até o dia 15 de dezembro deste ano, e os exames finais devem ser aplicados para os alunos entre os dias 17 e 19 de dezembro. 

Desde o início do mês de julho, a universidade estava analisando as etapas de planejamento para que fosse retomadas as aulas.

Nesta reunião, que foi presidida pelo reitor Demetrius David da Silva, o Cepe aprovou a volta do ano letivo do ensino médio do Colégio de Aplicação (CAp-Coluni).

As aulas serão realizadas online, e devem começar a partir de 17 de agosto e durar até o dia 10 de fevereiro de 2021.

De acordo com o campus de Florestal, o ensino médio retomou as atividades desde o mês de junho e o técnico vai reiniciar no dia 10 de agosto, como havia sido autorizado.

Já os cursos de pós-graduação vão ser dados continuidade ao primeiro semestre letivo, nos três campi, a partir de hoje, segunda-feira (3).

Regras para aulas remotas na UFV

  • Deve-se dar prioridade para as disciplinas que estavam em andamento no primeiro semestre.
  • O conteúdo teórico das matérias teórico-práticas que puderam ser desmembrados devem ser feitos;
  • Poderá haver oferta das disciplinas previstas para 2020/2;
  • O ensino remoto será universal para todos os departamentos e institutos da universidade;
  • No inicio, apenas os estudantes dos cursos de graduação da UFV poderão se matricular em disciplinas oferecidas no ensino rem oto. Caso existam vagas sobrando,os estudantes não vinculados e poderão se matricular;
  • Os alunos do ensino remoto tem participação facultativa. Aqueles que não efetivarem matrícula terão os vínculos institucionais preservados;
  • O ensino remoto terá duração de 15 semanas, conforme previsto no Calendário Escolar;
  • Cada turma terá até 30 vagas.