Vestibular Unicamp 2021: Universidade abre novas vagas com inscrições este ano

PONTOS CHAVES

  • Vagas restantes da Unicamp para 2021 serão preenchidas em novo processo seletivo 
  • As inscrições serão realizadas no mês de outubro 
  • O processo seletivo será feito em duas etapas e mais uma direcionada aos candidatos de cursos que pedem habilidades específicas

Foi divulgado ontem (4) pela Unicamp, o calendário e as diretrizes de seu processo seletivo para as vagas que restaram para o próximo ano. Segundo a Comvest (Comissão Permanente para Vestibulares), as inscrições podem ser efetuadas no mês de outubro pela internet.

Vestibular Unicamp 2021: Universidade abre novas vagas com inscrições este ano
Vestibular Unicamp 2021: Universidade abre novas vagas com inscrições este ano (Imagem Google)

Para se inscrever e tentar uma das vagas restantes para 2021, o interessado deve entrar no site da Unicamp entre os dias 1º e 20 de outubro. A taxa de inscrição é de R$180 e as listas de aprovados serão divulgadas em fevereiro e março do ano que vem.

Podem tentar uma destas vagas pessoas matriculadas em cursos de graduação da Unicamp, desde que a faculdade desejada seja diferente da que o estudante já frequenta. Além de alunos de outras Instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras e portadores de diploma de curso superior reconhecido.

Provas

O processo seletivo será feito em duas etapas e mais uma direcionada aos candidatos de cursos que pedem habilidades específicas.

A primeira etapa consiste em uma prova de leitura e interpretação de textos e a segunda em questões de conhecimentos específicos ligados as grandes áreas de conhecimento e análise de currículos.

Por fim, a prova de habilidades específicas será aplicada junto com os candidatos inscritos no Vestibular 2021 da Unicamp. O exame é aplicado para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

Os interessados no curso de Música precisam enviar vídeos entre os dias 23 e 27 de novembro e para os outros cursos nos dias 11 e 12 de fevereiro.

A prova de leitura e interpretação de texto será aplicada em dia 13 de dezembro e contém 10 questões objetivas de leitura, sendo seis de língua portuguesa e quatro de língua inglesa.

Já a prova de conhecimentos específicos que também será aplicada em 13 de dezembro, será composta de dez questões objetivas e cinco dissertativas a respeito da área específica do curso (Ciências Humanas/Artes ou Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas ou Medicina).

As perguntas são acerca de conhecimentos básicos das áreas específicas e que serão abordados nos anos iniciais da graduação.

Confira o calendário completo das vagas restantes:

  • 1 a 20 de outubro de 2020: inscrição e pagamento da taxa.
  • 23 a 27 de novembro de 2020: provas de habilidades especificas de Música.
  • 30 de novembro de 2020: divulgação dos locais das provas de interpretação e conhecimentos específicos.
  • 13 de dezembro de 2020: aplicação das provas de interpretação e conhecimentos específicos.
  • 5 de janeiro de 2021: divulgação dos locais da Prova de Habilidades Específicas de Música.
  • 5 de janeiro de 2021: divulgação da lista de candidatos convocados para a análise de compatibilidade de currículo.
  • 12 de fevereiro de 2021: divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos sem prova de habilidades específicas).
  • 11 e 12 de fevereiro de 2021: provas de habilidades específicas (junto com Vestibular)
  • 10 e 11 de fevereiro de 2021: matrícula em disciplinas dos candidatos aprovados.
  • 22 e 23 de fevereiro de 2021: matrícula e solicitação de aproveitamento de estudos para candidatos aprovados (cursos sem prova de Habilidades Específicas).
  • 3 de março de 2021: divulgação da lista de convocados para a matrícula (cursos com prova de habilidades específicas).
  • 4 de março de 2021: matrícula e solicitação de aproveitamento de estudos para candidatos aprovados (cursos com prova de Habilidades Específicas).
UFT cancela vestibular 2020.2! Saiba como utilizar o SISU para estudar na universidade
Universidade (Imagem: Google)

Principais universidades de São Paulo divulgam calendário do vestibular 2021

As Universidades estaduais mais importantes de São Paulo, USP, UNESP, divulgaram seus calendários de prova do vestibular 2021. Os cronogramas precisaram ser alterados por conta da pandemia do coronavírus.

A UNESP (Universidade Estadual Paulista) dividiu a primeira fase do vestibular em dois dias como forma de evitar aglomerações que seriam prejudiciais a saúde dos presentes. Com dois dias de provas é mais fácil reduzir o número de alunos em cada sala.

As datas das provas das duas faculdades não coincidirão, desta forma o interessado em participar do vestibular 2021 em ambas instituições não terá que optar por somente uma delas.

Datas do vestibular 2021 nas universidades estaduais de São Paulo

USP (Universidade de São Paulo)

  • Primeira fase: 10 de janeiro
  • Segunda fase: 21 e 22 de fevereiro

UNESP (Universidade Estadual Paulista)

  • Primeira fase: 30 de janeiro para os candidatos da área de Biológicas. 31 de janeiro para os candidatos das áreas de Humanidades e Exatas
  • Segunda fase: 28 de fevereiro para todos os candidatos

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.