Dicas para comprar ações pensando no rendimento a longo prazo

Com a taxa básica da Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) caindo nos últimos meses, reduzida pelo Banco Central, a bolsa de valores e a ideia de comprar ações foi conquistando novos participantes. O número de investidores, aliás, passou de 500 mil para 1,3 milhão entre os anos de 2017 a 2019. Agora em 2020, outros 500 mil entraram no mercado. Isto é: a cultura do investimento está crescendo no país. 

Dicas para comprar ações pensando no rendimento a longo prazo
Dicas para comprar ações pensando no rendimento a longo prazo (Imagem: Reprodução Google)

Inclusive, a cultura do investimento vem se aproximando da reinante das nações desenvolvidas, onde trabalhadores sabem da necessidade de investimento em renda variável, a fim de construir um patrimônio a longo prazo. Até mesmo para se aposentar garantindo assim uma qualidade de vida. 

O caminho para investimentos pode até ser simples, porém, é preciso atenção e dedicação. Em entrevista para a Exame, o investidor Felipe Ruiz disse que muitos foram atraídos pela baixa da Selic.

Muitas pessoas chegaram à bolsa empurradas pela baixa da Selic e normalmente são atraídas por empresas da moda”, disse. 

Ruiz ministra um curso chamado “Ações Garantem Futuro”, ao lado de Louise Barsi e Fabio Baroni, para ensinar aos interessados em dar os primeiros passos para comprar ações na Bolsa.

Além de ajudar a evitar que os mesmos caiam em armadilhas. Sendo assim, ao Exame, o investidor deixou dicas de como comprar ações pensando em rendimento a longo prazo. 

1) Preste atenção nos boletos

Para os iniciantes no mundo das ações, uma dica é ficar atento aos boletos que precisam pagar todo mês. Isso porque concessionárias como de energia, água e gás, por exemplo, além das de telecomunicações, ofertam serviços essenciais. Sendo assim, atuam em mercados com altas barreiras.

Isso faz com que essas companhias continuem a ter um bom desempenho. Até mesmo em situações de crise. Terminando como boas pagadoras. 

2) Procure por setores que ganham com a transformação digital

A pandemia do novo coronavírus acelerou a transformação digital de diversos bancos. Nos últimos tempos, aliás, surgiram diversos bancos digitais e fintechs que chegaram com força no mercado.

Alguns dos grandes bancos, inclusive, chegaram a fechar agências e apostar em aplicativos e home office. Consumidores buscam por instituições maiores. 

Aliás, na pandemia, muitos clientes tiraram seus recursos de instituições não sólidas e migraram para bancos com aumento expressivo de captação de recursos, conforme aponta Ruiz. 

3) Cautela com os marcos legais 

Sempre ocorrem mudanças que podem alterar o cenário de diversos setores. De acordo com o investidor, o mercado do saneamento, por exemplo, é um dos que irá passar por um marco legal.  “Há um potencial de transformar o setor e o país”, diz Ruiz.

4) Mantenha o porto seguro

É possível correr mais riscos. Até porque a carteira de ações para aposentadoria é de longo prazo. Mas é preciso manter um porto seguro. Conforme aponta as dicas, as ações de empresas menores tendem a valorizar de acordo com o crescimento do negócio. Muitas podem parar pelo caminho, mas outras podem se tornar gigantes.