CRLV Digital está disponível para todo o estado do RJ gratuitamente; veja como acessar

Cariocas agora passam a contar com serviços de trânsito digitais. Atenção, moradores do Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira (03), fica liberado o acesso para a emissão do CRLV digital 2020. O procedimento deve ser feito por meio do app do Detran e terá validade em todo o território nacional. De acordo com o órgão, será possível acessa-lo em até 5 dispositivos e sua validação é automática

CRLV Digital está disponível para todo o estado do RJ gratuitamente; veja como acessar (Imagem: Reprodução - Google)
CRLV Digital está disponível para todo o estado do RJ gratuitamente; veja como acessar (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo informações do Detran, a decisão de liberar a CRLV digital tem como finalidade otimizar a fiscalização dos documentos. Os interessados devem entrar em contato com o órgão para poder substituir o documento pela versão impressa.

No entanto, quem ainda desejar ter acesso ao papel, poderá imprimir em sua própria casa.  

— Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários —, frisa o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia. 

Como emitir a CRLV digital 

Para poder gerar o documento, é preciso instalar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital de Trânsito. A ferramenta está disponível na versão IOS ou Android e é gratuita. Na sequência, siga os passos abaixo:  

Cadastre o usuário 

  • Abra e selecione: “Entrar com gov.br”;
  • Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”;
  • Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra” com gov.br;
  • Selecione “Veículos”; 
  • Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres);
  • Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital. 

No caso dos motoristas já cadastrados no antigo app da CNH Digital, basta atualizar os dados para ter acesso ao app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.

É importante lembrar que a senha de acesso deve ser de caráter individual e intransferível para evitar roubos de dados.  

Por fim, presta atenção ao fato de que o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) ficará disponível somente nessa versão do documento. Desse modo, para consulta-lo basta abrir a plataforma e localiza-lo na parte superior direita. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.