CRLV Digital está disponível para todo o estado do RJ gratuitamente; veja como acessar

Cariocas agora passam a contar com serviços de trânsito digitais. Atenção, moradores do Rio de Janeiro, a partir desta segunda-feira (03), fica liberado o acesso para a emissão do CRLV digital 2020. O procedimento deve ser feito por meio do app do Detran e terá validade em todo o território nacional. De acordo com o órgão, será possível acessa-lo em até 5 dispositivos e sua validação é automática

CRLV Digital está disponível para todo o estado do RJ gratuitamente; veja como acessar (Imagem: Reprodução - Google)
CRLV Digital está disponível para todo o estado do RJ gratuitamente; veja como acessar (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo informações do Detran, a decisão de liberar a CRLV digital tem como finalidade otimizar a fiscalização dos documentos. Os interessados devem entrar em contato com o órgão para poder substituir o documento pela versão impressa.

No entanto, quem ainda desejar ter acesso ao papel, poderá imprimir em sua própria casa.  

— Além da praticidade, esse novo serviço nos ajudará a evitar aglomerações nas nossas unidades e, consequentemente, o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários —, frisa o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia. 

Como emitir a CRLV digital 

Para poder gerar o documento, é preciso instalar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital de Trânsito. A ferramenta está disponível na versão IOS ou Android e é gratuita. Na sequência, siga os passos abaixo:  

Cadastre o usuário 

  • Abra e selecione: “Entrar com gov.br”;
  • Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”;
  • Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra” com gov.br;
  • Selecione “Veículos”; 
  • Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres);
  • Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital. 

No caso dos motoristas já cadastrados no antigo app da CNH Digital, basta atualizar os dados para ter acesso ao app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente.

É importante lembrar que a senha de acesso deve ser de caráter individual e intransferível para evitar roubos de dados.  

Por fim, presta atenção ao fato de que o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) ficará disponível somente nessa versão do documento. Desse modo, para consulta-lo basta abrir a plataforma e localiza-lo na parte superior direita. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

CRLV Digital está disponível para todo o estado do RJ gratuitamente; veja como acessar

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA