Detran-AC volta a fazer renovação da CNH nas suas unidades; veja como agendar

Nesta terça-feira (28), o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) publicou no site do Diário Oficial do Estado, uma portaria que determina o retorno dos serviços de renovação das carteiras nacionais de habilitação que venceram até o dia 18 de fevereiro deste ano.

Detran-AC volta a fazer renovação da CNH nas suas unidades; veja como agendar
Detran-AC volta a fazer renovação da CNH nas suas unidades; veja como agendar (Foto: Google)

A chefe da Divisão de Atendimento ao Público-Habilitação, Elisângela Brasil, explicou que aqueles que estão com a carteira vencida após essa data não precisam fazer a renovação ainda. 

“Os condutores que estão com a CNH vencida após essa data não precisam realizar a renovação neste momento, devido a uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que permite que suas CNH permaneçam válidas em todo território nacional durante a pandemia da Covid-19”,disse.

Pois o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tem uma deliberação que permite que esses continuem circulando sem multas, por conta da pandemia do novo coronavírus.

Esse serviço está sendo oferecido a toda a população, mas os condutores precisam fazer um agendamento prévio pelo site. 

Além disso, no site pode ser feita alteração de dados, registro de habilitação estrangeira, renovação de habilitação com registro e permissão internacionala para dirigir (PID).

Aqueles que desejam adicionar a observação que exerce atividade remunerada (EAR) em sua carteira de motorista podem agendar o serviço independentemente da data de vencimento da carteira.

“Adicionar EAR se encaixa na categoria de alteração de dados, não mudando a data de vencimento da CNH”, afirma Elisângela.

Na capital, Rio Branco, esses atendimentos serão feitos na sede do Detran-AC que está localizado na Avenida Ceará, nº 3.059, bairro Jardim Nazle, às  quartas e sextas-feiras, no horário das 7 às 13h.

Em outros municípios os dias para a realização do atendimento fica a critério da administração das circunscrições regionais de transito (Ciretrans).

Para que seja atendido, o usuário deve estar usando máscara de proteção, com seus documentos de identificação e o comprovante de agendamento impresso.

Agendamento no site do Detran-AC 

Acesse o www.detran.ac.gov.br e depois clique na aba “Atendimento”, localizada no lado superior direito do site.

Após abrir é só clicar em Agendamento de Serviços, preencher a solicitação com os dados pessoais.

Selecione a opção de serviço Atendimento CNH- Habilitação, escolher o  horário e dia que deseja ser atendido.

Confirme o procedimento, imprima o comprovante e compareça ao Detran na data e locais previamente agendados.