publicidade

O Banco do Brasil (BB) está operando linha de crédito para permitir aos contribuintes o recurso do saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Esse tipo de financiamento, aliás, já está sendo feito pela Caixa Econômica Federal também, com juros de 0,99% ao mês.

BB anuncia liberação do empréstimo usando o saque aniversário do FGTS
BB anuncia liberação do empréstimo usando o saque aniversário do FGTS (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

O saque aniversário é uma forma que o contribuinte tem de retirar parte do saldo da conta do FGTS, todo ano, no mês do aniversário. Mas, para que isso aconteça, é necessário que a pessoa opte pela modalidade.

Por nota, o Banco do Brasil informou que a modalidade de antecipação do saque aniversário está disponível, por enquanto, para correntistas da instituição.

Desse modo, os interessados podem acessar o aplicativo do banco ou, a central de atendimento, para contratar o crédito. Além disso, é possível também acessar o aplicativo e site do próprio FGTS.

Desde já, esse tipo de linha de crédito é voltado para trabalhadores que possuem conta no FGTS, e que fizeram a opção do saque aniversário.

Ainda mais, esse crédito permite que possam ser realizados até a antecipação de três saques. O valor mínimo para esse tipo de antecipação é de R$ 1 mil. 

Contudo, quem tem o interesse de fazer a antecipação do saque, poderá também sofrer o juros de 0,99% ao mês. Juros estes que são iguais ao da Caixa Econômica. 

A diferença dessas para outros, é que os juros geralmente são menores do que os oferecidos por outras linhas de financiamento pessoal. Levando assim em consideração que o saque aniversário é a garantia para esse tipo de linha de crédito. 

Fenae critica cobrança de juros sob o saque aniversário do FGTS

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) critica a cobrança da taxa de juros, pois de acordo com o órgão a Caixa estaria cobrando “juros para o trabalhador sacar o seu próprio dinheiro”. 

Entretanto, o Conselho Curador do FGTS autorizou o pagamento de juros com a antecipação do saque aniversário

Aliás, o financiamento é uma forma de tentar dar fôlego à população. Devido a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país. Sendo assim, será possível antecipar três anos do saque. 

Autorização prévia é necessária para o BB

Conforme nota publicada pelo Banco do Brasil, é necessário que o trabalhador possua autorização prévia para contratar o crédito. Sendo assim, para conseguir a autorização, é preciso que o cliente entre em com o FGTS ou a Caixa Econômica. 

“A autorização prévia é indispensável para contratar a operação. O cliente deve concedê-la pelo App FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal, no endereço fgts.caixa.gov.br.”

Mariana Cristina Rocha dos Santos é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo. Possui experiência em comunicação interna e externa no Teatro Carlos Gomes, espaço histórico-cultural capixaba. Além de produção para televisão, com pautas para programa de entretenimento, chamadas televisivas, spot para rádios e mídias sociais na TV Gazeta (afiliada à Rede Globo). Atualmente dedica-se a redação portal FDR.