Antecipação do saque aniversário do FGTS em empréstimo atrasa e trabalhadores reclamam

PONTOS CHAVES

  • Empréstimo via FGTS é barrado e usuários reclamam com a Caixa 
  • Solicitações digitais estão indisponíveis e sem previsão de retorno
  • Atendimento nas agências é negado gerando tumulto

Caixa Econômica é acusada de falsas informações sobre liberação financeira. Na última semana, o presidente da instituição, Pedro Guimarães, concedeu uma entrevista afirmando que os brasileiros que optaram pela modalidade aniversário do FGTS poderiam fazer uma antecipação de suas parcelas. De acordo com o gestor, o serviço já estaria disponível nas plataformas digitais

Antecipação do saque aniversário do FGTS em empréstimo atrasa e trabalhadores reclamam (Imagem: Reprodução - Google)
Antecipação do saque aniversário do FGTS em empréstimo atrasa e trabalhadores reclamam (Imagem: Reprodução – Google)

No entanto, ao solicitar o pagamento, os usuários tiveram respostas negativas e se colocaram em risco nas agências físicas.

antecipação ou empréstimo via FGTS funcionará apenas para os cidadãos que estão cadastrados na modalidade aniversário. De acordo com a Caixa, os segurados poderiam antecipar até três parcelas do benefício para poder lidar com a crise econômica motivada pelo novo coronavírus 

Ainda segundo a instituição, para ter acesso a quantia que seria equivalente aos próximos três anos de pagamento, o cidadão deveria acessar o aplicativo FGTS e sinalizar o desejo.

Em coletiva de imprensa para anunciar o novo serviço, Guimarães reforçou o comprometimento da Caixa em priorizar a saúde dos cidadãos, evitando com que os mesmos se desloquem até as agências.  

“Nesse momento de pandemia, facilita para que os trabalhadores não precisem ir às agências”, afirmou. O gestor explicou que as solicitações deveriam começar a ser feitas a partir dessa segunda-feira (27). No entanto, os segurados informaram que o serviço não está funcionando e que o aplicativo não disponibiliza o novo crédito. 

Solicitação do FGTS é dada como indisponível  

Nas redes sociais, os internautas deram início a uma série de queixas sobre o aplicativo do FGTS. De acordo com a grande maioria, ao se conectar na plataforma e selecionar a opção ‘empréstimo saque-aniversário’ eles são informados que o ‘serviço está indisponível’ ou convidados a ‘tentar novamente mais tarde’.  

Rogério Ferreira, de 40 anos, foi um dos segurados que tentou e não conseguiu acessar o benefício. De acordo com o vigilante, a nova opção de crédito nem mesmo apareceu em sua tela. Mediante a situação, ele viu a necessidade de ir até uma agência da Caixa, onde teve o atendimento negado.  

Antecipação do saque aniversário do FGTS em empréstimo atrasa e trabalhadores reclamam (Imagem: Reprodução – Google)

Os servidores presentes o informaram que a solicitação deveria ser feita apenas digitalmente, não respondendo seus questionamentos sobre os erros do aplicativo. Além de Rogério, mais 15 pessoas também foram dispensadas, no banco de Asa Norte, em Brasília, todas com a mesma queixa.  

Para Rogério, o maior problema da não liberação é o risco de se deslocar até uma agência a troco de nada. Se o governo ainda não está com o serviço pronto, que não faça a população ir até uma agência se infectar, afirmou.  

“Se o governo falou que estaria disponível hoje, mas não está, e no próprio sistema, que seria para ajudar, não tem a disponibilidade, o povo está indo para a Caixa simplesmente para se infectar”, disparou. 

Questionada sobre tais erros e previsão para que o empréstimo fosse concedido, a Caixa não deu nenhuma posição. Até a publicação dessa reportagem, a assessoria de imprensa do banco não se pronunciou, deixando os questionamentos em aberto.  

Como solicitar o crédito via FGTS 

Para quem for solicitar o crédito, a Caixa explicou que o procedimento deve ser feito nas plataformas digitais. O interessado deve acessar o aplicativo do FGTS fornecendo o seu CPF e senha de login. Depois, basta clicar na opção ‘crédito’ e na sequencia ir até a aba ‘antecipação saque aniversário’. Por fim, basta confirmar o interesse.  

Será preciso fazer o mesmo procedimento no internet banking da instituição financeira no qual está vinculado e informar seus dados bancários na plataforma do FGTS para que a transação ocorra.  

“Será gerado um pré-contrato e o valor do saldo utilizado como base para o cálculo do crédito será bloqueado no FGTS, como garantia da operação. Aqueles que ainda não forem clientes do banco poderão solicitar a antecipação do saque-Aniversário em qualquer agência da Caixa”, explicou a Caixa em nota.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.