São Paulo vai liberar volta às aulas opcional para pais e alunos

Volta as aulas vira assunto de debate. Em São Paulo, o cenário da pandemia do novo coronavirus gera um clima de instabilidade e segurança para os pais que desejam que seus filhos retomem as atividades escolares presencialmente. Mesmo com a necessidade de os estudantes frequentarem os centros de ensino, ainda há uma resistência e receio muito grande tendo em vista que a doença ainda não foi controlada.   

São Paulo vai liberar volta às aulas opcional para pais e alunos (Imagem: Reprodução - Google)
São Paulo vai liberar volta às aulas opcional para pais e alunos (Imagem: Reprodução – Google)

Pensando nesse cenário instável, o Conselho Municipal de Educação está avaliando a possibilidade de tornar essa decisão opinativa.

Na última semana, os representantes do conselho se reunirão para debater quais seriam os planos de reabertura das escolas. No entanto, até o momento a decisão mais segura foi permitir com que os responsáveis escolhessem se desejam manter o filho com as atividades remotas ou se os enviarão de volta as salas de aula presenciais.  

Dessa forma, o aluno que não comparecer não poderá ser reprovado por falta, uma vez em que continuará estudando de casa.

A escola terá a obrigação de acompanha-lo, fornecendo conteúdos e professores a sua disposição para esclarecer dúvidas. Já os pais, em caso de permitir as faltas, não poderão ser responsabilizados judicialmente. 

Governo federal se isenta do planejamento de aulas 

Em países como Austrália, Alemanha e Estados Unidos, a medida foi acatada e vem apresentando uma solução prévia. No entanto, no Brasil o governo federal não assumiu a responsabilidade, deixando sob encargo dos governos estaduais definirem como será conduzido o segundo semestre do ano letivo.  

De acordo com o Ministério da Educação, cada estado poderá definir como funcionarão as escolas e universidades. Sobre esse fato, os gestores alegam ser uma falha e descaso, tendo em vista que precisam de um acordo e planejamento conjunto para priorizar a educação dos estudantes.  

“A responsabilidade deve ser conjunta, de pais e Estado, assim como pede a Constituição”, diz o integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Mozart Neves. 

“Assim como há famílias querendo e precisando que os filhos retornem, há outras muito amedrontadas e elas não podem ser punidas”, alegou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Rose Neubauer.  

De acordo com o plano do governo de São Paulo, as aulas voltarão a partir do mês de setembro. 

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.