PONTOS CHAVES
- As lojas estão tentando cada vez mais fidelizar os seus clientes
- Americanas e Magazine Luiza criaram um sistema de cashback
- A rede atacadista Assaí também aderiu a essa ideia
Diversas lojas do país estão lançando novas plataformas para beneficiar os seus clientes. Como é o caso da Lojas americanas e Magazine Luiza. As duas grandes redes de departamentos, oferecem soluções financeiras nunca vistas antes: um cartão pré pago, e uma carteira digital.
Americanas
A plataforma virtual da lojas Americanas, a Ame Digital, lançou um cartão pré-pago para os clientes. O produto é da Mastercard e isento de anuidade.
Será permitido realizar pagamentos por aproximação, por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC).
O cartão é aceito em mais de um milhão de estabelecimentos credenciados, poderão ser usados para as compras online e planos de assinatura como Spotify, Netflix e outras plataformas digitais.
Para obter o cartão não é preciso ter uma conta em banco e pode ser recarregado nos caixas das Lojas Americanas, ou em depósito via boleto ou cartão de crédito.
A solicitação é feita exclusivamente pelo aplicativo da Ame Digital e a entrega é realizada em domicílio.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza lançou uma nova função para a sua carteira digital, que é o cashback, ou seja, uma parte do dinheiro vai ser devolvido em algumas compras.
O dinheiro recebido poderá ser usado em outras compras, pagamento de contas e boletos e até ser transferido para outra conta.
De acordo com a diretora de marketing, Ana Paula Rodrigues, o objetivo da loja é que impulsione o uso da carteira digital “Não há inclusão social sem a inclusão digital. Ainda mais na pandemia, em que o meio digital é tão importante”, disse.
Com o aumento do número de serviços disponíveis, a ideia é que ao ampliar a interação com o cliente haja a frequência de compra.
“É mais uma alavanca promocional, que pode contribuir como gatilho para o cliente comprar no nosso app ou loja física”, diz a diretora.
Não serão todos os produtos que terão o seu dinheiro de volta, mas a varejista disse que essa campanha vai valer para muitas categorias, que vão desde eletrodomésticos de linha branca, smartphones, itens de moda e outros.
Esse dinheiro de volta também depende do preço total do produto, não há uma única porcentagem válida para toda a campanha.
Outras empresas
Os clientes do Assaí atacadista poderão ter uma parte do dinheiro de suas compras de volta. A rede de atacado fez uma parceria com o PicPay para um programa de cashback. Essa é uma parceria inédita no segmento.
Segundo o acordo, aqueles que fizerem o pagamento por meio do aplicativo recebem de volta 10% do valor total da transação até o limite de R$15 reais, por mês e por CPF. Não foi estabelecido um prazo para a utilização do saldo.
O valor do cashback será depositado de forma automática no aplicativo da carteira digital do usuário e pode ser transferido para um outra conta bancária ou pode ser usada como saldo para outras atividades como compras, recargas de celular, pagamento de boletos e entre outros.
Essa novidade amplia a parceria que foi firmada entre as duas empresas no mês passado, junho, quando os caixas das 169 lojas da rede foram habilitados para realizar o pagamento com QR Code.
De acordo com Daniela Sabbag, diretora financeira do Assaí, o estorno pode fazer a diferença para o cliente em uma outra compra.
“Estamos sempre trabalhando para oferecer novos benefícios e o cashback é, hoje, um diferencial valorizado pelos nossos clientes por ser uma recompensa que significa aumento do poder de compra”, explica.
Pagamento por QR Code
Os clientes podem realizar o pagamento de suas compras por meio do aplicativo da PicPay. Para isso é necessário que o cliente informe no caixa, no momento do pagamento, a opção pelo PicPay. O sistema irá gerar, um QR Code, visível na tela do caixa.
Para que a compra seja finalizada, o cliente deve escanear o código com o seu próprio aparelho celular.
Toda a transação é realizada em segundos e não há custo adicional para o uso da tecnologia. A forma de pagamento não é válida para os postos de combustível da rede.