Detran-RJ reabre as unidades a partir de hoje (27); confira serviços disponíveis

PONTOS CHAVES

  • Detran RJ volta a funcionar em pontos específicos 
  • Estudantes poderão fazer as provas práticas e teóricas para a obtenção da CNH
  • Atendimento acontecerá por meio de esquema de rodízio em ordem alfabética

Atenção motoristas do Rio de Janeiro, agências de trânsito voltam a funcionar sob regime especial. A partir desta segunda-feira (27), as unidades de atendimento do Detran-RJ reabrirão suas portas para resolver procedimentos específicos dos cidadãos. Nessa primeira etapa de retomada, ao todo, a cidade contará com quatro estabelecimentos presencias que só poderão receber o público mediante a aplicação de medidas de restrição.   

Detran-RJ reabre as unidades a partir de hoje (27); confira serviços disponíveis (Imagem: Reprodução - Google)
Detran-RJ reabre as unidades a partir de hoje (27); confira serviços disponíveis (Imagem: Reprodução – Google)

Com as portas fechadas desde o mês de abril, as agências do Detran RJ voltaram a funcionar ao longo do dia de hoje (27).

A decisão de reabertura faz parte do planejamento desenvolvido pela prefeitura do município em parceria com o governo federal. Desse modo, os motoristas poderão resolver pendências referentes as suas carteiras de habilitação e mais.  

No entanto, antes de se descolar até um ponto físico, é preciso ficar ciente sobre as determinações aplicadas. Foram alterados os locais de realização das provas para quem estiver tentando tirar a CNH. Além disso, o acesso ao documento também passou a ser redistribuído por meio de um sistema de rodizio para minimizar o fluxo de pessoas.  

Sobre as carteiras de habilitação  

Inicialmente, os motoristas podem agendar a realização das provas teóricas, dar entrada no processo de treinamento para a obtenção do documento ou então realizar solicitações de adição ou mudança de categoria.  

Nesse caso, para poder solicitar novas CNHs, é preciso ir até uma agência cumprindo o calendário desenvolvido pelo Detran. Não será necessário fazer um agendamento online, tendo em vista que o atendimento acontecerá mediante uma ordem alfabética.

Nos dias de segunda, quarta e sexta-feira o serviço funcionará para quem tem a inicial de k até z. Já nas terças e quintas será o momento para quem é de A até J.  

Sobre a realização das provas  

A prova teórica para quem for tirar a CNH será realizada no Detran do Centro, dentro do Shopping Jardim Guadalupe, do America’s Shopping e do Shopping Nova Iguaçu. A solicitação deverá ser feita por meio da autoescola onde o cidadão está matriculado.  

Isso significa dizer que, antes de comparecer até uma agência do Detran, o candidato precisará entrar em contato com sua instituição de ensino para que a mesma solicite a realização do exame.  

Primeira habilitação e alterações de categorias  

No caso de procedimentos mais burocráticos, como alterações de documentos, mudança na categoria da CNH, entre outros, o motorista deverá fazer um agendamento pelo site do Detran ou pelos números do teleatendimento: 3460-4040 / 3460-4041 / 3460-4042. 

Detran-RJ reabre as unidades a partir de hoje (27); confira serviços disponíveis (Imagem: Reprodução – Google)

Nesse caso, ele deverá informar o serviço que irá realizar e marcar a visita presencial no dia e horário em que tiver disponibilidade. É importante lembrar que as unidades estão com o tempo reduzido e nem todas as franquias foram abertas.  

Para esses serviços, os agendamentos estão disponíveis no Centro e em três unidades do Rio Poupa Tempo: Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias. Ambos os pontos funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  

As unidades reabertas do Detran RJ 

  • Campos: os documentos das duas unidades localizadas em Campos serão entregues na unidade da Rua Barão de Miracema, 246, no Centro; 
  • Itaguaí: disponíveis na unidade do Pátio Mix, na Rodovia Rio-Santos, sem número; 
  • Angra dos Reis: a entrega no Shopping Piratas Mall, na Estrada Municipal, 91; 
  • Jacarepaguá, Rio: as carteiras que estavam acauteladas no Rio Shopping serão entregues no Center Shopping, na Avenida Geremário Dantas, 404. 

Alterações de postos 

Por fim, é preciso saber ainda que os pontos de identificação civil do Detran RJ, localizados em delegacias policiais, tiveram os seus endereços atualizados, ficando da seguinte forma:   

  • 10ª DP (Botafogo) – posto Largo do Machado. 
  • 36ª DP (Santa Cruz) – posto West Shopping, em Campo Grande. 
  • 39ª DP (Pavuna) – posto de São João de Meriti, localizado no Shopping do Jeans. 
  • 44ª DP (Inhaúma) – Posto do Shopping Penha

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.