Caixa TEM não funciona? Veja quando ir até a agência resolver o problema!

Mediante suspeitas de fraude, Caixa suspendeu os pagamentos pelo Caixa Tem e passou a solicitar que os cidadãos compareçam as agências. Nas últimas semanas, a imprensa nacional notificou uma série de desvios no auxílio emergencial e no saque emergencial do FGTS. De acordo com a Caixa Econômica, tratava-se de ações criminosas com a finalidade de se apropriar dos valores dos benefícios.  

Caixa TEM não funciona? Veja quando ir até a agência resolver o problema! (Imagem: Reprodução - Google)
Caixa TEM não funciona? Veja quando ir até a agência resolver o problema! (Imagem: Reprodução – Google)

Desse modo, a instituição deu início a investigações, solicitando a presença dos cadastrados em casos específicos.

Para poder revisar os dados e minimizar os casos de desvio, a Caixa criou duas categorias de vistoria. A primeira foi intitulada de ‘Bloqueio de Acesso’.

Ao conferir o app e se deparar com a informação da conta bloqueada o beneficiário terá que ir pessoalmente a uma agência e apresentar seu documento de identidade para poder libera-la.  

Nesse caso, as atualizações estão segundo o calendário:  

  • Quem nasceu em Janeiro / Fevereiro / Março – até 24/07/2020 
  • Quem nasceu em Abril / Maio – 27 a 31/07/2020 
  • Quem nasceu em Junho / Julho –  03 a 07/08/2020 
  • Quem nasceu em Agosto / Setembro / Outubro – 10 a 14/08/2020 
  • Quem nasceu em Novembro / Dezembro –  17 a 21/08/2020 

Para quem já perdeu o prazo, a Caixa explica que ainda está realizando o atendimento, mas solicita que as pessoas respeites as ordens das filas e evitem aglomerações. Os demais, devem seguir o cronograma acima. 

Suspensão de acesso 

A outra categoria de vistoria é a suspensão de acesso e permite que a resolução seja inteiramente digital. Nesse caso, não é preciso ir até uma agência da Caixa. Basta conferir os erros de cadastro e reenviar a documentação necessária para concluir a solicitação.  

Esse envio é feito pelo próprio app do Caixa Tem, por meio da função ‘Liberar Acesso’. Depois de anexar seus arquivos, o usuário deve esperar um prazo de até 24h para que os mesmos sejam validados e sua conta fique disponível para acesso.  

Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, reforça que os cidadãos tenham cuidados com falsos links enviados pelo whatsapp, solicitando que todo o processo de registro seja feito exclusivamente pelo aplicativo para evitar novas fraudes.  

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.