Seguro desemprego libera escolha de conta para recebimento do salário

Desde sexta-feira, dia 24, o trabalhador que solicitar o seguro desemprego poderá escolher em que conta bancária vai receber o benefício. A conta precisa ser de mesma titularidade e deve ser informada no ato da solicitação.

Seguro desemprego libera escolha de conta para recebimento do salário
Seguro desemprego libera escolha de conta para recebimento do salário (Imagem FDR)

Essa nova medida vai facilitar a vida de milhões de trabalhadores, pois até o momento, só é possível receber por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal.

Além disso, o trabalhador precisava sacar em caixas eletrônicos, através do Cartão Cidadão. Outra opção era de forma presencial em agências da Caixa.

Vale ressaltar que, essas formas de pagamento ainda são válidas, porém agora é permitido receber em conta de sua preferência. O pagamento, nesse caso, seria feito por meio de transferência eletrônica bancária (TED) para depósito em conta corrente ou poupança.

Segundo a Secretaria do Trabalho, a medida tem o intuito de facilitar o acesso ao seguro desemprego durante a pandemia. Afinal, muitos pagamentos têm sido realizados através da Caixa, o que acaba causando grandes filas e aglomerações. Ao facilitar o pagamento para outros bancos, o número de trabalhadores a receber será distribuído.

A solicitação deve ser feita na hora do pedido do seguro desemprego. O trabalhador precisará informar se a conta é corrente ou poupança, o número da agência e da conta, ambos com o dígito verificador.

Lembrando que não pode ser utilizada nenhuma conta salário, pois estas só permitem movimentações por parte do empregador.

Como solicitar seguro desemprego?

Atualmente, o seguro desemprego deve ser solicitado de forma 100% online. Para isso, o trabalhador precisa acessar o site gov.br/trabalho ou solicitar pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelas lojas Google Play Store e Apple Store e está disponível para usuários Android e iOS.

  • Siga os seguintes passos
  • Efetue o cadastro e crie uma conta para obter login e senha;
  • Acesse os serviços digitais para o Seguro-desemprego;
  • Você terá acesso à tela serviços onde aparece a função que permite Requerer o Seguro-desemprego;
  • Na tela seguinte, clique na função Solicitar Seguro-desemprego;
  • Informe o número do Requerimento do Seguro-desemprego;
  • Clique em localizar;
  • Confirme se todas as informações estão corretas e clique em concluir;
  • Em seguida, irá aparecer a frase “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e também as informações sobre o seu benefício.