Caixa Econômica amplia prazo para pagamento da casa própria; entenda!

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas medidas estão sendo tomadas para garantir aos clientes uma tranquilidade neste momento de crise. Para tanto, a Caixa Econômica Federal anunciou hoje (22) que realizará a prorrogação de pagamentos para o financiamento da casa própria.

Caixa Econômica amplia prazo para pagamento da casa própria; entenda! (Reprodução/Internet)
Caixa Econômica amplia prazo para pagamento da casa própria; entenda! (Reprodução/Internet)

O benefício será disponibilizado por dois meses permitindo a pausa nas prestações dos programas da casa própria. Este faz parte de uma série de ações que estão sendo desenvolvidas para garantir aos brasileiros a manutenção dos pagamentos.

Com a implementação da medida, agora a suspensão nos pagamentos vai chegar a 180 dias. É importante destacar que fazem parte da medida os proprietários de imóveis nas faixas 1,5, 2 e 3 do “Minha Casa Minha Vida”, e também o SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos).

Quem já solicitou anteriormente a pausa temporária por 120 dias, segundo o banco, vai poder agora pedir a prorrogação por mais 60 dias. Mas quem não havia optado pela suspensão dos pagamentos ainda pode fazer a solicitação pelo prazo integral de 180 dias.

Em entrevista a imprensa, o presidente do banco, Pedro Guimarães, detalhou que “estender a pausa é mais uma medida importante do banco no suporte ao planejamento das famílias brasileiras nesse período de pandemia e à retomada da economia”.

Nos casos em que for observada as questões ligadas aos acordos com pessoas jurídicas há critérios a serem definidos. Benefício é liberado para aqueles que tem financiamentos à produção de empreendimentos e para aquisição e construção de imóveis comerciais.

Já as opções de pagamento parcial dos encargos ou carência também serão estendidas por até 180 dias, mas não podem ser utilizadas em conjunto com a pausa. Ainda é possível observar outros critérios.

A Caixa informou que mais de 2,4 milhões de pessoas já solicitaram a pausa nas prestações habitacionais. Foram mais de 2,1 milhões de pedidos pelo aplicativo Habitação Caixa, além de 170 mil atendimentos telefônicos.

Como solicitar pausa no financiamento da Caixa

No caso de pessoas físicas, os interessados devem fazer o pedido através do aplicativo Habitação Caixa (disponível para Android e IOS). Ainda é possível através dos telefones 3004-1105 e 0800 726 0505.

Outro meio é através do 0800 726 8068, opção 2 – 4 – 2. Quem for pessoa jurídica pode solicitar a pausa pelo número 0800 726 8068, opção 2 – 4, ou com o auxílio do gerente de relacionamento.