publicidade

Na quinta-feira, dia 23, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que as pessoas que optaram pelo saque aniversário do FGTS poderão antecipar até três parcelas do recebimento. Em resumo, seria o valor de três anos do benefício válida como um empréstimo.

Saque aniversário do FGTS será usado como garantia em empréstimo
Saque aniversário do FGTS será usado como garantia em empréstimo (Imagem FDR)
publicidade

Basicamente, o cliente acessaria uma linha de crédito a partir de R$ 2 mil, que é o saldo mínimo necessário que o usuário precisa ter para participar. A taxa de juros seria de 0,99% e o teto é equivalente ao saldo disponível em conta.

O usuário já pode solicitar sua adesão por meio da Caixa. Mas vale lembrar que o benefício só estará disponível a partir do dia 27 de julho, segunda-feira.

Todo o processo pode ser realizado por meio do site ou aplicativo FGTS. O app pode ser baixado de forma gratuita e está disponível para usuários Android e iOS. Basta acessar a Google Play Store ou Apple Store e fazer o download.

Como fazer a opção pelo saque aniversário do FGTS

Para optar pelo saque-aniversário, o cidadão precisa acessar os canais digitais do FGTS, ou seja, o portal ou o aplicativo FGTS. Além disso, existe a opção de fazer isso diretamente nas agências ou no Internet Banking da Caixa.

Essa modalidade não é obrigatória e quem não optar por ela, continuará recebendo em suas rescisões, caso existam.

Vale lembrar que, os trabalhadores que optarem pelo saque-aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção.

Calendário do Saque-Aniversário 2020

É importante lembrar que, os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque.

O trabalhador que não sacar a quantia até a data prevista, terá o dinheiro devolvido ao FGTS.

Nascidos emInício do PagamentoData limite para cadastrar conta bancária no APP FGTS 
Janeiro e FevereiroAbril/2023 de junho de 2020
Março e AbrilMaio/2024 de julho de 2020
Maio e JunhoJunho/2024 de agosto de 2020
JulhoJulho/2023 de setembro de 2020
AgostoAgosto/2023 de outubro de 2020
SetembroSetembro/2023 de novembro de 2020
OutubroOutubro/2022 de dezembro de 2020
​Novembro​Novembro/20​22 de janeiro de 2021
​Dezembro​Dezembro/20​19 de fevereiro de 2021

Bartira Araújo é formada em Jornalismo pela pela Universidade Santa Cecília. Já trabalhou como analista de comunicação em uma agência de tecnologia e marketing e atualmente é redatora do portal FDR.