Taxa do Tesouro Selic foi zerada para ESTE grupo de investidores

A Secretaria do Tesouro Nacional e a bolsa de valores brasileira, B3, caíram de 0,25% ao ano para zero na taxa de manutenção dos investimentos com estoque de até R$10 mil no Tesouro Selic. 

Taxa do Tesouro Selic foi zerada para ESTE grupo de investidores
Taxa do Tesouro Selic foi zerada para ESTE grupo de investidores (Foto:Google)

O tesouro Selic é um título público com correção que está atrelada aos juros básicos da economia. 

Essa mudança foi anunciada na quinta-feira (23) e vai entrar em vigor no dia 1º de agosto. 

Essa redução vale para as aplicações que foram feitas por meio do Tesouro Direto. Esse programa foi criado no ano de 2002 e permite que as pessoas físicas comprem títulos públicos pela internet, por meio de corretoras ou de instituições financeiras.

Segundo o Ministério da Economia, o Tesouro Direto, tem hoje quase 1,3 milhão de investidores ativos, com essa taxa zerada, um terço desses investidores ficará isento dessa tarifa. 

O Tesouro Nacional disse em que “Mas, como a medida isenta o pagamento para todos os investidores em Tesouro Selic até o limite de R$ 10 mil em estoque, todos que possuem esse título, e que respondem por 53% da base de investidores ativos do programa,acabarão de alguma maneira sendo beneficiados”, informou a instituição.

Segundo o Tesouro Nacional, essa mudança representa mais um “marco da série de inovações e melhorias no programa, que incluem a análise contínua de seus custos de manutenção e aprimoramento e que vêm sendo conduzidas pelo Tesouro e pela B3”.

A última redução da taxa de manutenção, de 0,30% para 0,25%, foi em 1º de janeiro de 2019 e foi aplicada para todos os títulos.

O Tesouro Nacional e a B3 informaram que continuarão a monitorar “constantemente” as oportunidades de reduções estruturais na taxa de custódia cobrada pela bolsa de valores.

O Tesouro está sendo pressionado para reduzir os custos que incidem sobre títulos públicos por conta da gradual diminuição da taxa Selic, e também pela competição com produtos concorrentes do Tesouro Selic, o título público mais conservador do país sem taxas de administração.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!