São Paulo projeta retorno das atividades culturais e início da fase verde

Nesta sexta (24), o governo do estado de São Paulo atualizou as fases da quarentena em 17 regiões do estado. A capital, está na fase 3 amarela do Plano São Paulo e pode avançar para a fase 4 verde até o fim deste mês.

São Paulo projeta retorno das atividades culturais e início da fase verde
São Paulo projeta retorno das atividades culturais e início da fase verde (Foto: Google)

Se isso acontecer, fica permitida a abertura do comércio de rua e de shoppings com a capacidade de 60%, que hoje está em 40%.

Os bares, restaurantes e salões de beleza também vão ser beneficiados com essa medida. 

As atividades culturais e eventos poderão voltar a ser realizados. Já os museus, teatros e biblioteca poderão voltar a abrir.

A capacidade dentro desses estabelecimentos seria de 60%, mas continua sendo obrigatório o uso de máscara, distanciamento de 1,5 metros e a compra dos ingressos deve ser antecipada.

Se a cidade não avançar para a fase 4, as atividades culturais devem voltar a funcionar a partir do dia 27 de julho, pois elas se beneficiam de um outro dispositivo do plano São Paulo.

Esse dispositivo diz que se a cidade estiver ao menos 28 dias na fase amarela, essas atividades podem ser retomadas. 

Apesar disso, somente eventos culturais com público sentado e lugar marcado é que seriam permitidos, com 40% da capacidade.

A capital se manteve na fase amarela, que foi conseguida no dia 26 junho, mas não conseguia avançar para a próxima fase por dois pontos. 

O primeiro era a taxa de ocupação do leitos de UTI e a segunda a variação no número de mortes por coronavírus, comparada com 14 dias anteriores.

Já que há duas semanas a ocupação de leitos de UTI estavam em 67%. Já na quinta-feira, 23, este índice foi de 63,7%.

Sobre o crescimento de mortes, no dia 10 de julho, o aumento era de 17% e quinta-feira, a alta de óbitos foi de 12%.

Desde o começo do mês passado, junho, a doença tem avançado com muita rapidez para o interior do estado e tem se estabilizado na capital. 

De acordo com o último balanço da Secretaria da Saúde, a cidade de São Paulo registrou 38% do total de casos do estado, com 171.119 infectados.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA