São Paulo anuncia semana de reabertura da economia em todo estado

Nesta semana, várias localidades do estado de São Paulo reabrem os setores da economia. Os próximos dias ficarão marcados com a maior retomada econômica desde o início da pandemia do novo coronavírus que aconteceu em março.

São Paulo anuncia semana de reabertura da economia em todo estado
São Paulo anuncia semana de reabertura da economia em todo estado (Imagem: Aerial view Collection)

Serão sete regiões do interior e duas sub-regiões da Grande São Paulo que reduzem as restrições de circulação das pessoas. Na capital paulista, os parques e academias voltam a operar.

O governador João Dória (PSDB) fez o anuncio da flexibilização na última sexta-feira, 10, e alegou que estas liberações só foram possíveis porque o estado está no nível platô. Isso significa uma estabilidade na quantidade de mortes registradas a cada semana ocasionadas pela doença.

Ao considerar o último mês, é possível ver que as mortes pela Covid-19 em São Paulo está em uma média de 1.700 por semana. Entre a antepenúltima e a última semana, uma pequena queda de 3% foi detectada.

Outro índice que contribuiu para o avanço de fase do Plano São Paulo, foi a taxa de ocupação de leitos de UTI que atualmente está em 60% no estado e na região metropolitana.

Desde ontem (13), as cidades de Bauru, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente e Sorocaba avançaram da fase mais restrita, a 1 (vermelha), para a 2 (laranja).

Desta forma, podem reabrir comércio de rua e shoppings, com capacidade limitada de 20% e funcionamento por 4 horas, caso abra todos os dias.

Já a Baixada Santista e o Vale do Ribeira saltaram da fase 1 direto para a fase 3 (amarela), permitindo assim a reabertura do comércio de rua e shopping, mas com capacidade de 40%. Nesta etapa, bares e restaurantes também podem funcionar, além das academias.

As regiões de Guarulhos, Mogi das Cruzes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Osasco e Barueri também começaram a semana avançando para a terceira fase do Plano São Paulo.

Na última atualização das fases da quarentena, a capital paulista permaneceu na fase amarela 3.

O Parque do Ibirapuera e outros 69 parques municipais foram reabertos com restrições. A capacidade está limitada a 40% e a entrada é controla. O uso de máscara é obrigatório e as atividades em grupo continuam proibidas.

Importante ressaltar que mesmo com tantas liberações no estado, algumas regiões ainda sofrem para conter o avanço do coronavírus e permanecem na fase vermelha como Campinas, Araçatuba, Franca e Ribeirão Preto.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA